O presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/MT, Thiago França, usou a Tribuna Livre da sessão ordinária desta quinta-feira (16 de fevereiro), na Câmara de Vereadores, para defender a instalação de radares eletrônicos em Cuiabá e fazer uma explanação sobre os índices de acidentes de trânsito. |
|
Segundo ele, os acidentes de trânsito respondem pela segunda maior causa de saúde pública no país, comprometendo cerca de 13% dos orçamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e consumindo um sexto das internações hospitalares. Thiago França disse que, mesmo se tratando de uma medida impopular, é necessária a implantação dos radares eletrônicos, pois a sua finalidade é salvar vidas.
|
O vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, acompanhou a explanação e alertou para a importância do envolvimento de toda a sociedade para a questão. "Apesar do radar ser um remédio amargo para muitos, é necessário pelos resultados que pode trazer com a prevenção de acidentes fatais. Para salvar vidas é necessário que todos abracemos essa causa. A OAB/MT apoia a iniciativa e fiscalizará os serviços, já que toda a instalação e manutenção desses equipamentos devem ser feitas dentro da legalidade e da transparência exigidas ao poder público pela Constituição Federal". |
Recentemente, a Justiça determinou à prefeitura que instale radares eletrônicos nas principais vias da cidade, como as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça.
O advogado foi convidado pelo vereador Lídio Cabral para fazer sua explanação devido ao conhecimento e aos trabalhos desenvolvidos à frente da Comissão de Trânsito da OAB/MT em prol da educação no trânsito e na prevenção de acidentes. Complementando as ideias apresentadas pelo membro da OAB/MT, o vereador Everton Pop (PSD) afirmou que os radares eletrônicos são essenciais e que “essa tecnologia deve também educar os motociclistas”.
Fotos: Luiz Alves - Secom - Câmara de Cuiabá
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt