Comissão de Trânsito é favorável à implantação de transporte

31/03/2011 15:00 | BRT
    A Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso é favorável à implantação de transporte BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá, cuja viabilização do projeto está sendo estudada para a Copa do Mundo de 2014. Para o presidente da comissão, Thiago França Cabral, o novo modelo de transporte será mais vantajoso porque, além de ser mais rápido, o valor da tarifa será menor em relação aos dias atuais.

“Para se ter uma ideia, o custo da passagem deve ficar entre R$ 0,70 e R$ 1,00, sem contar que alguns trajetos poderão ser realizados com até uma hora de antecedência, ou seja, os trabalhadores poderão chegar mais cedo em casa e curtir sua família, praticar exercícios, dentre outras atividades, as quais praticamente não aproveitam muito atualmente por conta da correria do dia a dia”, informou Thiago Cabral.

O presidente acrescentou ainda que a Comissão de Trânsito da OAB/MT está acompanhando todo o processo de discussão sobre a implantação do BRT e que apoiará a efetivação desse projeto, cujas vantagens foram apresentadas nesta quarta-feira (30 de março) pela empresa Auto Sueco do Brasil, concessionária da Volvo em Mato Grosso, em café da manhã em um hotel de Cuiabá. Thiago França representou o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, no evento.

Segundo representantes da empresa, os BRT’s apresentam custos menores, pois são movidos 100% a biodiesel. Cada veículo tem capacidade para transportar 180 passageiros por possuir 2,6 metros de largura e 2,10 metros de altura interna.

Discussão – O governo de Mato Grosso abriu o debate sobre o sistema de transporte coletivo a ser implantado em Cuiabá, ou seja, se decide pelo BRT ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A medida visa a desafogar o trânsito do município para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.