A Comissão de Direito de Trânsito da OAB/MT, presidida pelo advogado Thiago França, é parceira da Polícia Militar, mais especificamente do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMtran), em ações que buscam intensificar a fiscalização em pontos de grande movimentação noturna de Cuiabá. Juntos, realizaram no último domingo (20 de novembro), a “Operação Salvando Vidas”, que resultou em 134 notificações de trânsito feitas nas avenidas do CPA, Getúlio Vargas e Isaac Póvoas.
|
Thiago França destacou o trabalho desempenhado pela PM. “É uma ação altamente positiva, uma vez que precisamos transformar a atual realidade do trânsito, no qual deparamos cotidianamente com grande número de acidentes”, disse o advogado, ao citar dados do Ministério da Justiça que, em 2010, apontaram Mato Grosso como segundo estado com maior número de registros de óbitos causados por acidentes de trânsito. |
Para ele, a fiscalização feita pela Polícia Militar foi uma ação importante em prol de um trânsito mais seguro e consciente. “O trânsito funciona como um tripé. Tem que haver uma educação forte e preventiva, a cidade tem que possuir uma engenharia urbanística, mas a fiscalização tem que haver sempre e de forma implacável e inflexível, como a que participamos”, avaliou Thiago França.
Segundo o comandante do BPMTran, tenente-coronel Wilson Batista, para a operação foi elaborado um planejamento estratégico, em que todos os veículos que transitassem por essas vias durante a operação eram obrigados a passar pelas barreiras policiais, nas quais eram feitas abordagens veicular e pessoal, inclusive com o uso de etilômetros, mais conhecidos como bafômetros.
A operação foi desencadeada entre 0h e 6h, em razão de, segundo o comandante, corresponder ao horário de entrada e saída de pessoas que procuram bares e casas noturnas para diversão. “É nesse momento que muitos acabam excedendo e desrespeitando a legislação, ao consumir bebida alcoólica e dirigir acima da velocidade permitida, por isso a necessidade de intensificar esse trabalho como forma de evitar situações que possam resultar em acidentes”, explicou.
Balanço – Na operação, a PM empregou 32 policiais oriundos do BPMTran, com o apoio do 10º BPM, seis viaturas e três bafômetros. Das 134 notificações, 37 Certificados de Registro de Licenciamento Veicular (CRVLs), oito Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 30 veículos, entre carros e motocicletas, foram apreendidos.
Para as demais operações o BPMTran pretende buscar o apoio do Departamento de Trânsito (Detran), da Secretaria Municipal de Transporte de Urbano de Cuiabá (SMTU), da Polícia Judiciária Civil (PJC).
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt