24/06/2013 18:10 | OAB/MT 80 Anos
Foto da Notícia: Orgulho de ser advogado é exaltado por ex-presidente da Seccional da Gestão de 1985 a 1987

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

“Ser advogado representa minha vida. Foi através da advocacia que realizei o sonho de me tornar um bom cidadão. Escolhi a profissão certa e se tivesse que voltar, faria tudo de novo”. Esta paixão foi declarada pelo ex-presidente da OAB/MT de uma gestão de transição democrática no Brasil, nos anos de 1985 a 1987, Benedito Flaviano de Souza. Ele assumiu a presidência da Ordem quando do afastamento do então presidente Benedito Sant’Ana da Silva Freire.

img

Quando jovem advogado assistia alguns dos mais experientes criminalistas da época em Mato Grosso, como Gervásio Leite e Renato Pimenta, e se espelhava em sua técnica e dedicação. Como presidente da Ordem, levou a advocacia mato-grossense a participar da transição democrática, mantendo constante contato com o Conselho Federal, na defesa dos advogados e advogadas do Estado e também da sociedade que ansiava por uma Constituição Federal mais cidadã.

“Íamos a muitas reuniões em Brasília. Na época, havia muitas oposições ao Estado de Direito Democrático e as seccionais precisaram se unir em defesa dos ideais de liberdade e democracia”, observou.

Prerrogativas garantidas

Para Benedito Flaviano, a maior conquista nesse tempo para a classe foi a inserção do artigo 133 no texto da Constituição Federal de 1988. Ele lê, orgulhoso, a norma na primeira edição da Carta Magna, publicada no ano seguinte: “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Relata que na advocacia havia muita diferença no trato entre os operadores do Direito. “A Constituição Federal e depois a nova versão do Estatuto da Advocacia e da OAB deram maior status ao advogado e prerrogativas que não haviam sido reconhecidas oficialmente”, observou, lembrando das dificuldades vividas por colegas com autoridades, em especial do Poder Judiciário.

Mais assistência aos advogados

img
    A estruturação da Seccional e da Caixa de Assistência também foi parte da Gestão de 1985 a 1987. O ex-presidente lembra que à época estavam “sob a influência da construção da sede da OAB na gestão do Amaral, mas era preciso organizar plenamente a assistência aos advogados, em especial na área da saúde. Como eu era procurador do Estado, redigi mensagem para a Assembleia Legislativa acerca da doação de um lote no Centro Político e Administrativo para a Caixa de Assistência e conseguimos. A primeira presidente foi Ana Angelina Vaz Curvo. Foi uma grande conquista”.

Entre outras ações lembradas por Benedito Flaviano estavam a realização da Conferência Estadual dos Advogados na sede da OAB/MT e um debate entre candidatos a governo do Estado em que apenas um deles compareceu, tendo sido sabatinado pelos profissionais presentes.

Manifestações populares e voto

O anseio da sociedade por democracia e liberdade dos idos de 1985 a 1987 foi comparado pelo ex-presidente da OAB/MT às atuais manifestações populares que tomaram conta do país neste junho de 2013. Benedito Flaviano faz uma reflexão e um alerta:

“Na época muitos queriam o Estado de Direito e reagiam a qualquer tentativa de colocar em perigo a democracia. Foi uma grande glória ter pertencido a um movimento de transição no país e tivemos a felicidade de conseguir a contento o que a população queria – uma Constituição restaurada. Hoje o povo brasileiro, em sua maioria, luta para reivindicar pacificamente seus direitos, apesar da minoria violenta. É preciso pensar coletivamente, infelizmente a maioria dos partidos perdeu essa característica e muitos políticos buscam vantagens pessoais. Porém, o povo não tem muito cuidado na hora de votar. É preciso muito zelo para não desandar. Um voto é tudo. Para mim é a continuação do bem estar social e da família. Com um sonho se constrói um ideal, com o pé no chão se embala o sucesso”.

Fotos: Adia Borges - Fotos da Terra

www.twitter.com/oabmt