Foto: Adia Borges - Fotos da Terra
Todos os presidentes de Seccionais, inclusive a de Mato Grosso, em conjunto com a OAB Nacional e outras instituições, assinaram o impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Melo. “Foi em setembro de 1992, um marco histórico e até hoje, ao ver a foto, me emociono”, contou o presidente da OAB/MT à época Rubens de Oliveira Santos Filho. Ele presidiu a Ordem na Gestão de 1991 a 1993 e iniciou a de 1998 quando foi para o Tribunal de Justiça, onde ainda atua.
|
|
A diretoria da OAB/MT acompanhou o desenrolar do processo em Brasília. Rubens de Oliveira lembra que a diretoria da OAB Nacional e todos os presidentes de Seccionais saíram do Conselho Federal caminhando, as pessoas se juntaram àquela marcha e, espontaneamente, formou-se uma manifestação pacífica.
“Tudo respirava liberdade, a sociedade apoiava o movimento, os caras pintadas foram às ruas. A corrupção não foi e não deve ser aceita, nem ter menor leniência e não poderia campear livremente pelo país. A atitude da OAB superou partidos políticos e deu a credibilidade necessária para o enfrentamento”, ressaltou o ex-presidente da OAB/MT.
|
|
Justiça do Trabalho
Ainda em sua primeira gestão, Rubens de Oliveira colaborou com a Justiça do Trabalho para a instalação da sede do TRT 23ª Região e a sua diretoria indicou a lista sêxtupla que escolheria o primeiro representante do Quinto Constitucional naquele Tribunal.
“A OAB/MT, em parceria com o TRT, realizou o primeiro encontro nacional de Justiça do Trabalho. No interior, a Ordem cedeu um imóvel alugado para a instalação da junta de conciliação de trabalho em Cáceres e em Tangará da Serra”, observou.
Segunda gestão
Ao retornar à presidência da Ordem, em 1998, Rubens de Oliveira ficou alguns meses até ser eleito para uma vaga pelo Quinto Constitucional da OAB/MT no Tribunal de Justiça, em setembro. Porém, nesse pouco tempo lembra de ter conseguido a garantia de recursos para a construção de uma nova sede para a Seccional junto ao Conselho Federal da OAB.
“Precisávamos de um novo prédio e apresentamos o projeto de uma sede ao estilo romano, mais saudosista. Posteriormente, o projeto foi alterado para a arquitetura atual e confesso que ficou mais moderno e à altura da OAB”, comentou. Ainda no início da gestão de 1998, foram lançadas obras de construção das sedes das subseções de Sinop, Pontes e Lacerda, Juína, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças, posteriormente finalizadas pelo ex-presidente Ussiel Tavares, que assumiu a gestão de 1998 – 2000 e foi eleito sucedendo Rubens de Oliveira.
80 anos
Ao ser questionado sobre a importância das comemorações dos 80 Anos da OAB/MT, o desembargador Rubens de Oliveira assim discorreu: “A Ordem merece todos os elogios por tudo o que fez ao largo da sua existência, lembrando que o advogado é instintivamente o primeiro juiz da causa, atua com galhardia e é pacificador. A Ordem, a Casa das Liberdades Democráticas, se tornou referência para a sociedade brasileira para buscar a verdadeira justiça. A Ordem é muito maior do que um órgão colegiado que regula a profissão de advogado e zela pela garantia da atividade profissional. A Ordem zela pela democracia e, por isso, é que a entidade mais respeitada pelo povo. Tenho certeza que hoje com tantos organismos de defesa da cidadania, meio ambiente, ainda assim a presença da Ordem recebe diariamente pedidos de apoio para grandes lutas, pois a simples presença da Ordem dá o tom da seriedade necessária para os embates”.
Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt