12/12/2014 19:20 | Solenidade
Foto da Notícia: Plenário e rua recebem nome do advogado Mário Cardi Filho em homenagem prestada pela OAB/MT

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

img
    Esta sexta-feira (12 de dezembro) foi marcada por momentos emocionantes com a homenagem que a OAB/MT fez ao advogado Mário Cardi Filho com o descerramento de duas placas com seu nome, uma afixada no Plenário da Ordem, o qual passa a se chamar Plenário Advogado Mário Cardi Filho, e outra na rua à frente da entrada da entidade, que também recebeu seu nome. O profissional faleceu em outubro, vítima de câncer, e era conhecido por ser um excelente profissional e cidadão.

A mãe de Mário Cardi Filho, Elian dos Santos Cardi, seu filho, Bruno Cardi, e sua esposa, juíza da Comarca de Várzea Grande Anglizey Solivan de Oliveira, participaram da homenagem, bem como advogados e amigos.

img     O presidente da instituição, Maurício Aude, frisou que “hoje é o dia de dar vida àquela sessão do Conselho Seccional que aprovou, à unanimidade, a nomeação do plenário em Advogado Mário Cardi Filho. Daqui a 50, 60 anos, todos os advogados que passarem pelo plenário saberão quem foi Mário Cardi, pois poderão ler o voto proferido pelo conselheiro estadual Rogério Gallo. Não tive a oportunidade de conviver muito tempo com Mário Cardi, mas sei que foi um grande apoiador de seu sócio Ussiel Tavares durante o período em que exerceu o cargo de presidente da Ordem. Lembro-me de certo dia, durante uma discussão num grupo de estudo, que Mário Cardi Filho, com todo seu conhecimento, chegou e disse a todos nós, de forma respeitosa, que estávamos errados e justificou o porquê de cada situação. Ele acabou sendo nosso professor e hoje todos os Mários estão sendo homenageados, o que participou do Conselho Seccional, das Comissões de Estágio e Exame de Ordem, de Ensino Jurídico, da Associação dos Advogados. Fica aqui meu reconhecimento pelo grande profissional que foi ao longo de sua labuta na advocacia”.

Um dos proponentes da homenagem, o secretário-geral adjunto da Ordem, Ulisses Rabaneda dos Santos, registrou que Mário Cardi Filho foi muito importante na vida de cada profissional que teve a chance de conviver ao seu lado. “Ele era uma pessoa muito querida por todos e falar de suas qualidades é muito fácil. Por isso, como uma forma de homenageá-lo, resolvemos nomear o plenário da Ordem de Advogado Mário Cardi Filho, bem como a rua de entrada da OAB/MT, a qual também tem uma placa com seu nome. A ideia de colocar seu nome no plenário se justifica porque é nesse local que ocorrem as deliberações da Ordem. A inteligência de Mário fez desse espaço o mais adequado para a homenagem e a partir de agora esse local terá novas luzes com o nome dele. Na verdade, é a OAB/MT quem está sendo homenageada com o nome de Mário Cardi Filho”. img

img     O relator da proposição que culminou na aprovação da nomeação do plenário, Rogério Gallo, ressaltou que Mário Cardi Filho também ajudou a construir a entidade. “Essa homenagem foi construída por muitas mãos. Sou um fã de Mário Cardi porque quando cheguei em Cuiabá, precisava trabalhar e fui indicado a procurar o escritório de Ussiel Tavares e Mário Cardi. Todas as minhas petições passava rigorosamente pelo crivo dele. Ele era um profissional que tinha uma leitura crítica de tudo e, mais que isso, era de uma cultura magnífica. Mário Cardi Filho teve participação na minha formação de caráter mesmo, pois, junto com Ussiel Tavares, foram fundamentais na minha vida”, resumiu.

Por sua vez, o ex-presidente da Ordem Ussiel Tavares, que foi sócio de Mário Cardi Filho, pontuou que “ele deixa uma enorme lacuna no mundo que pertencemos e não há como não lembrar de seu caráter, de suas trapalhadas, e sem dúvida será sempre lembrado na roda de amigos, onde gostava de estar. Mário foi exemplar em suas condutas. Sinto que ele está bem porque esse é o destino de quem pratica o bem. A vida me deu você como um irmão e nos reencontraremos um dia, em algum lugar”, finalizou emocionado. img

img     Já a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, nomeada pelo Quinto Constitucional da OAB/MT, falou em nome do Poder Judiciário. “Esse é um momento de saudade e de se fazer justiça diante de um grande advogado que foi Mário Cardi Filho. Também não tive a satisfação de conviver com ele, mas estive perto dele e pude ver o quanto Cardi era um cidadão culto e que sempre estava disposto a colocar um ponto final em qualquer controvérsia que existia dos debates jurídicos. Sinto-me em casa aqui na OAB/MT e, mais ainda, quando podemos bater no peito e dizer que Mário Cardi Filho tem sua própria história. Nossos sucessores saberão da sua bela trajetória. O Judiciário sempre reconheceu o grande profissional que ele foi e estamos felizes por ele ter escrito essa bela história com uma caneta que só ele tinha”.

Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt