Junho de 2024 | Ver mais
30 # # # # # #

Importância da OAB/MT marca a abertura do Colégio de Presidentes

09/05/2014 09:20 | Sinop
Foto da Notícia: Importância da OAB/MT marca a abertura do Colégio de Presidentes
    A abertura do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MT, ocorrida na noite desta quinta-feira (8 de maio) na Câmara Municipal de Sinop foi marcada pela representatividade que tem perante a sociedade. As afirmações foram feitas pela vice-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, e pelo deputado federal Nilson Leitão. img
img     Eles ressaltaram a importância da instituição na defesa dos interesses da advocacia, mas, sobretudo das causas sociais. “O poder público não tem condições de atuar sozinho e termos a OAB/MT e Subseção de Sinop como parceiras é fundamental para conquistarmos nossos objetivos”, ressaltou Rosana Martinelli.
    Nilson Leitão frisou que o momento atual em que o Brasil se encontra é preocupante. “Nosso país vive um momento de insegurança jurídica, ética e moral e, por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil é imprescindível na defesa da sociedade por ser uma entidade muito respeitada nacionalmente. Estamos felizes por a OAB/MT e Subseção de Sinop trabalharem também em prol da sociedade. O Brasil está pedindo socorro e a OAB/MT terá papel fundamental para que tenhamos um processo eleitoral limpo”.

img
    O presidente da Seccional, Maurício Aude, agradeceu o reconhecimento e aproveitou a oportunidade para pedir ao parlamentar apoio em questões que atuais que envolvem a advocacia no Congresso Nacional. “Gostaríamos de contar com sua colaboração em assuntos como a inclusão dos advogados no simples nacional e a manutenção do exame de ordem, o qual garante ao cidadão a oportunidade de ser defendido por profissionais qualificados e que é imprescindível para a segurança da sociedade”, disse ao deputado Nilson Leitão. img

Conquistas

Além do reconhecimento da importância da OAB/MT, a solenidade também foi marcada pelas conquistas obtidas pelas diretorias da Ordem e da subseção em prol dos advogados.

Maurício Aude lembrou as lutas constantes e realizações de desagravos públicos contra atos praticados por algumas autoridades, bem como a concessão pelos tribunais de Cuiabá de férias aos advogados no final do ano passado, a criação das Comissões de Defesa dos Honorários Advocatícios, de Acesso à Justiça e de Fiscalização dos Gastos Públicos, as quais, respectivamente, têm denunciado grandes escritórios pela prática de tentar firmar contratos advocatícios com percentuais ínfimos e por alcançar 67,69% de êxito na celeridade de processos em trâmite na justiça comum. “Não podemos nos esquecer dos Tribunais de Ética e Disciplina pela celeridade nos julgamentos de processos éticos-disciplinares e de Defesa das Prerrogativas, o qual tem se empenhado constantemente na defesa dos direitos dos advogados e advogadas, principalmente de Sinop, pelas diversas arbitrariedades praticadas por alguns juízes, das Comissões Temáticas, da Ouvidoria, da ESA/MT por grandes parcerias como a Mackenzie, Comitê Gestor do OAB/MT 80 Anos e subseções. Somente com a união de todos nós é que continuaremos vencendo”, pontuou.

img     O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos, ressaltou “que Sinop é uma cidade pujante, que respira progresso e que o entrosamento com a Seccional tem ocorrido de forma muito rápida. O Colégio de Presidentes de Subseções é um importante evento para estreitar ainda mais esse relacionamento porque é nesse encontro que serão apresentadas e avaliadas as demandas que futuramente chegarão aos órgãos competentes para serem colocadas em prática. Participamos de reuniões com o presidente do TJMT, o qual se dispôs por algumas vezes a ouvir os reclamos e sugestões da advocacia mato-grossense, e o parabenizamos por essa iniciativa, que será repetida aqui em Sinop”.

Por fim, o presidente da Subseção de Sinop, Felipe Guerra, comemorou a realização do evento no município. “Desde segunda-feira estamos respirando OAB com a circulação do OAB/MT 80 Anos. Além de defender seus pares, a instituição tem o dever de contribuir com a sociedade e vem fazendo isso com intensidade. Hoje a comunidade olha para a OAB com respeito”, comemorou.

Acrescentou, ainda, que a subseção está prestes a ser elevada para entrância especial e que também já conseguiu junto ao município a doação de um terreno contendo 4,5 mil metros quadrados para a construção de uma nova sede. “Queremos e vamos continuar crescendo, pois estamos vivendo e respirando a OAB/MT”, concluiu.

img

www.facebook.com.br/oabmt