26/03/2014 17:22 | Dia de formação
Foto da Notícia: Três conquistas da OAB/MT em março são ressaltadas durante entrega certidões para novos profissionais

Foto: José Medeiros - Fotos da Terra

A Seccional, por meio da Comissão do Jovem Advogado (Cojad), entregou na tarde desta terça-feira (25 de março) certidões de carteiras profissionais para 59 advogados e 115 estagiários. A solenidade ocorreu no auditório da OAB/MT e contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT) e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT). Durante o evento, o presidente da Ordem, Maurício Aude, ressaltou aos compromissandos três fundamentais conquistas da instituição para a advocacia ao longo deste mês.

img     O primeiro deles foi a reforma de uma sentença, na Turma Recursal Única, em favor de um advogado de Sinop condenado por danos morais por um magistrado porque fez um pedido de providências junto à Corregedoria-Geral da Justiça para buscar celeridade aos processos do juizado especial, colacionando ações impetradas pelo juiz que tiveram rápido andamento na unidade (50 e 76 dias). No segundo caso, a OAB/MT conseguiu cassar os efeitos do acórdão proferido nos autos da Ação Penal nº 635/2013 em que um advogado de Guarantã do Norte havia sido condenado a seis meses de reclusão acusado de desacato à gestora da secretaria judicial; e o trancamento de ação penal pela Primeira Câmara Criminal do TJMT contra um advogado de Sinop por suposta falsidade ideológica decorrente de pedido de concessão de justiça gratuita indeferido.

Na ocasião, o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos da OAB/MT, Ivo Matias, também parabenizou os novos advogados e estagiários, ressaltou a todos que a profissão é a única constitucionalmente reconhecida e frisou a importância de todos atuarem com confiança, competência, compromisso e comprometimento e, principalmente, estudarem os regimentos internos do Conselho Seccional e do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT, o qual tem a incumbência de julgar processos éticos-disciplinares. Para ele, os advogados devem saber aplicar a lei com segurança e ética, motivo pelo qual precisam sempre manter o constante aprendizado. img

Compuseram a mesa os conselheiros estaduais Eduardo Manzeppi, Fábio Capilé e Ivo Matias; o presidente e vice-presidente da Cojad, Eduardo Lacerda e Mario Olímpio Medeiros Neto; o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), Bruno Castro; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Ana Carolina Naves Dias Barchet; a presidente da OAB/Várzea Grande, Flávia Petersen Moretti, e o delegado da CAA/MT em Várzea Grande, Reinaldo Ortigara.

Fotos: José Medeiros - Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt