Os presidentes da OAB/MT e da Escola Superior de Advocacia, Maurício Aude e Bruno Oliveira Castro, respectivamente, além do conselheiro seccional Eduardo Manzeppi e da presidente da OAB de Várzea Grande, Fávia Moretti, participaram na manhã desta segunda-feira (2 de setembro) da inauguração do Centro Judiciário de Conciliação e Mediação de Várzea Grande, que funcionará nas dependências do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
O termo de convênio entre o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça e o Univag foi assinado para viabilizar o funcionamento da unidade e, na ocasião, também foi efetuado termo de parceria do centro universitário com a Defensoria Pública para os alunos de Direito estagiarem junto ao órgão e aturem nas conciliações.
Para o presidente da Seccional, “a OAB/MT apoia a criação desses núcleos tais como concebidos, ou seja, com a participação indispensável dos advogados. A cultura da conciliação, como modo alternativo de pacificação de conflitos sociais, deve ser disseminada nas universidades. Esses são dois dos pontos importantes do projeto. Nosso presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem, irá conhecer na OAB/RS a bem sucedida sala da mediação, que funciona naquela Seccional. Poderemos implementar aqui em Mato Grosso, como forma de ampliação do mercado de trabalho dos advogados”.
Já Bruno Castro ressaltou que o objetivo é justamente fazer com que as partes envolvidas no processo busquem a mediação ou conciliação como forma de solução do conflito, ao invés de ajuizarem diretamente as ações.
Inicialmente o Univag vai abrigar duas câmaras de conciliação e o Centro, que posteriormente será transferido para o Fórum de Várzea Grande. O horário de funcionamento é das 8h às 14h e já está marcado para ocorrer entre os dias 9 e 13 de setembro o mutirão para negociação de débitos fiscais do município, com audiências que serão realizadas no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca. (Com informações do TJMT)
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt