Foto: José Medeiros - Fotos da Terra
|
A manhã desta segunda-feira foi marcada por reunião entre as diretorias da OAB/MT e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT), a qual teve como objetivo reiterar o pedido de férias aos advogados mato-grossenses no período de 20 de dezembro de 2013 a 20 de janeiro de 2014. Participaram do encontro o presidente da Seccional, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; o secretário-geral, Daniel Paulo Maia Teixeira; a conselheira estadual Luciana Castrequini; o presidente da OAB de Jaciara, Claudinez da Silva Pinto Júnior, o presidente e o vice-presidente do TRT/MT, desembargadores Tarcísio Valente e Edson Bueno de Souza, respectivamente.
|
Maurício Aude informou aos desembargadores que protocolizou ofício na última semana no TRT/MT, na Justiça Federal e no Tribunal de Justiça, requerendo a suspensão dos prazos para que os advogados possam usufruir de um período de descanso, o qual coincidirá com férias escolares e será oportunidade de estar com a família. “O que também nos motivou a reforçar o pedido foram a aprovação da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto do novo CPC, que contempla as férias entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, e também a suspensão, no ano passado, por mais uma semana, das sessões de julgamento do Pleno e Turmas, das audiências nas varas trabalho, dos prazos processuais e intimação dos advogados ou partes nos órgãos de 1º e 2º Graus da Justiça do Trabalho”, recordou.
Além disso, o presidente da OAB/MT também ressaltou que outros estados já adotam a medida, principalmente porque a advocacia precisa de férias. “O TRT/MT tem se mostrado parceiro da OAB/MT, sempre ouviu e atendeu, dentro das possibilidades, nossas reivindicações. Acredito que com o pedido de férias não será diferente e que esperamos que todos os advogados e advogadas tenham um período para poderem viajar com a família, realmente descansar e renovar as forças para voltar a trabalhar”, consignou Maurício Aude.
|
|
A diretoria do TRT/MT apoiou a iniciativa da Seccional. O presidente do órgão, desembargador Tarcísio Valente, disse estar convencido de que os advogados realmente merecem um tempo para descanso, informou que levará o pleito para ser discutido pelo Pleno da instituição (penúltima quinta-feira de agosto), e sugeriu que o prazo seja de 20 de dezembro de 2013 a 19 de janeiro de 2014, uma vez que esta data cairá em um domingo e as atividades possam voltar à normalidade na segunda-feira (20 de janeiro), o que foi aceito pela OAB/MT. “Acredito que não teremos problema em atender ao pedido da OAB/MT”, resumiu.
O vice-presidente, desembargador Edson Bueno, frisou que foi advogado por muitos anos e que sabe das dificuldades enfrentadas pela classe. “Vejo com bons olhos esse pedido de recesso pela OAB/MT, pois também lutei por direitos como esse quando advogava”.
Fotos: José Medeiros - Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt