Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT
Com o compromisso de atuar com dignidade e em prol da classe advocatícia, tomou posse na noite desta terça-feira (11 de dezembro) a nova Diretoria da OAB/MT que assumirá em primeiro de janeiro o triênio 2013-2015. Diante de um auditório lotado de autoridades, advogados, estagiários e a sociedade, o atual presidente Cláudio Stábile Ribeiro empossou o novo presidente eleito Maurício Aude com os 84 membros, entre diretores da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados, conselheiros estaduais e federais.
|
Foram empossados como vice-presidente a advogada Cláudia Aquino de Oliveira, como secretário-geral Daniel Teixeira, secretário-geral adjunto Ulisses Rabaneda dos Santos e diretor tesoureiro Cleverson de Figueiredo Pintel. Na CAA/MT, o advogado Leonardo Pio da Silva Campos foi reconduzido à Presidência.
|
Cláudio Stábile ressaltou que a gestão trabalhou muito e que os advogados atenderam em dobro ao convite de colaborar para o fortalecimento da instituição. “Não pretendo defender que fizemos tudo, isso não é possível. Fizemos muito, unidos, com boa fé, energia e coração e esse trabalho recebeu um julgamento no dia 23 de novembro. A classe, através do voto secreto, da consciência de cada advogado, elegeu o vice-presidente que representa a continuidade positiva. Às vezes se critica por falta de continuidade, mas aqui o trabalho sério levou à classe a demonstrar nas urnas que o tem aprovado”, sublinhou.
|
O presidente da OAB/MT agradeceu nominalmente aos ex-presidentes presentes, aos conselheiros e a cada um dos órgãos que integram a instituição – Subseções, Tribunal de Ética e Disciplina, Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Escola Superior de Advocacia, Comissões Temáticas – e, neste caso, homenageou as mulheres e homens que lutaram para defender a sociedade nas mais diversas áreas; aos funcionários pelo trabalho desenvolvido nos últimos três anos. Às autoridades presentes também estendeu seu agradecimento pela aproximação conquistada e pelo respeito às prerrogativas ampliado por meio dessa aproximação. |
O vice-presidente da OAB nacional, Alberto de Paula Machado, enfatizou que Mato Grosso tem uma das mais bem organizadas Seccionais do país, que possui 80 anos de história e de luta pela democracia no Estado, tendo grandes desafios a vencer em conjunto com o Conselho Federal. Ele elogiou ao ver o auditório lotado e lembrou que a Ordem dos Advogados do Brasil é uma das entidades mais significativas e mais respeitadas do país e também no mundo.
“Buscamos o aperfeiçoamento do estado brasileiro e lutamos com ênfase pela preservação dos poderes. Fomos ao STF para defender o CNJ, pois queremos um Judiciário independente e que funcione. Tivemos a missão espinhosa de defender o Exame de Ordem também no Supremo, que reconheceu a sua constitucionalidade. Mas, sabemos que o Brasil terá uma democracia madura quando o processo político tiver mudanças significativas”, destacou Alberto Machado. |
|
O presidente eleito Maurício Aude afirmou ter consciência da responsabilidade que assume e se disse orgulhoso pela confiança depositada pela advocacia mato-grossense. “Que tenhamos, pois, esse espírito inerente à Ordem, de modo que nos sintamos impulsionados a lutar pelo direito indisponível, irrenunciável e inegociável de advogar com liberdade. Que nos sintamos tomados pela força institucional da Ordem, assim não nos permitindo a acomodação diante das iniquidades, das ilegalidades e das arbitrariedades daqueles que abusam do poder. Nosso país bem dando demonstrações nos últimos anos, de que para atingirmos o utópico Brasil que sonhamos para os nossos filhos e netos, não há outro caminho senão o do fortalecimento das instituições, com o que devemos sempre colaborar”, pontuou.
|
Maurício Aude se comprometeu em combater qualquer tentativa no sentido de colocar em risco a liberdade de atuação dos advogados, a independência ou autonomia da Ordem. “A defesa intransigente das prerrogativas profissionais, como garantia da atuação livre e irrestrita dos advogados, será uma constante em nossa gestão, que contará com um Tribunal de Defesa das Prerrogativas ainda mais prestigiado, aparelhado e respaldado”, consignou lembrando que a luta pela valorização dos honorários justos nas sentenças judiciais será uma constante. |
Autoridades
Estavam presentes na solenidade os ex-presidentes da OAB/MT Francisco Faiad (atual conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas), Ussiel Tavares (atual presidente do Tribunal de Ética e Disciplina), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho e a desembargadora Maria Helena Póvoas. Também compuseram o dispositivo de honra o futuro presidente do TJMT, desembargador Orlando de Almeida Perri; o desembargador Luiz Ferreira da Silva; o secretário da Casa Civil, José Lacerda, representando o governador do Estado; o vice-presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno; o conselheiro Luis Henrique representando o TCE/MT; o juiz-membro do TRE/MT e advogado José Luis Blaszak, representando a Presidência; o procurador-geral do município Fernando Biral representando o prefeito; o defensor-geral Djalma Sabo Mendes; o promotor de justiça Mauro Curvo representou a Procuradoria de Justiça; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, cel. Aderson Barbosa; o procurador-geral de Contas Alisson Alencar; o presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados, Agamenon Alcântara Moreno; e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Ivan Tessaro; além de presidentes de subseções, de Comissões temáticas e conselheiros estaduais e federais, da atual gestão da OAB/MT.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt