Presidente da OABMT destaca parceria em prol da cultura no Setembro Freire

03/09/2015 16:28 | Solenidade
Foto da Notícia: Presidente da OABMT destaca parceria em prol da cultura no Setembro Freire
    O presidente da OABMT, Maurício Aude, participou do lançamento da quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, organizado pela Casa Silva Freire (CSF) em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e da Casa Civil. A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira (2 de setembro), no salão Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás.

img
    “O Silva Freire foi presidente da OABMT e ser presidente, além de uma responsabilidade, é uma grande honra. Uma das maiores satisfações desta gestão é poder ser parceira do Setembro Freire, colaborar, extrapolar os limites de atuação da OABMT – que é a defesa da advocacia e da sociedade - mas, também, tratar da história e da cultura. Nada mais personifica a história e a cultura do passado da Ordem do que a pessoa do Silva Freire”, pontuou Maurício Aude.

Liberdade consentida

A OABMT iniciou esta semana uma séria de atividades com mais de 20 recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). São oficinas de vídeo e foto, desenho e pintura, e grafite com caráter profissionalizante, no projeto “Liberdade Consentida”, idealizado pelo advogado e poeta mato-grossense Silva Freire e retomado pela Seccional no projeto “Arte na Ordem”.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) por meio da Fundação Nova Chance (Funac). Os recuperandos são orientados pelos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babú 78, Giulia Medeiros e Sérvulo Raiol.  Ao final das oficinas, no dia 22 de setembro, será lançada a exposição na OABMT com obras dos artistas mato-grossenses e o lançamento da Galeria Silva Freire.

No evento de abertura estava presente um dos parceiros de Silva Freire, o poeta e artista gráfico, Wlademir Dias-Pino. A escolha do artista, conforme a diretora da Casa e filha de Silva Freire, Larissa Freire, deu-se pelo fato de o poeta, apesar de nascido no Rio de Janeiro, ter vindo ainda criança para a capital, ter trabalhado em solo cuiabano por 25 anos, para retornar ao Rio de Janeiro nos anos 90. Dias Pino foi responsável, juntamente com o poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, pela criação do movimento Intensivista.

Programação

A programação segue no dia 8 com a abertura da exposição “Cuiabá Experimental” no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da UFMT e entre os dias 9 e 11 será realizado o seminário “Poéticas de Vanguarda, Resistências e Dissidências”, que trará ao debate grandes nomes nacionais da literatura e educação como Gilberto Mendonça Teles, da PUC-RJ; Alckmar Luiz dos Santos (UFSC); Paulo Storace Rota (Instituto Ayrton Senna); Célio da Cunha (PUC-BSB/Unesco); Mauren Pavão (UNEB), entre outros. Todas as atividades do Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.

Fotos: Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt