Advogada representa OABMT e Subseção de Sorriso em entrega de carta

14/08/2015 15:31 | OABMT Mulher
img
    A advogada da Subseção de Sorriso que representa a Ordem no Conselho Municipal da Mulher, Isamara Andrade de Lima, participou de sessão solene na última segunda-feira (10 de agosto) para a entrega da Carta de 08 de Março na Câmara de Vereadores da cidade. Na solenidade, ela representou a coordenadora do OABMT Mulher e vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira, e o presidente da Subseção de Sorriso, Evandro Santos da Silva. O documento foi lido pela representante da Associação das Mulheres Produtivas da Poranga, Ana Catarina Tibaldi dos Reis.

Estavam presentes representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e entidades municipais ligadas a preservação do meio ambiente e os direitos da mulher. A coordenadora de projetos do Clube Amigos da Terra (CAT), Cynthia Moleta Cominesi, fez uma breve apresentação das ações que valorizam e incentivam a participação das mulheres dentro e fora das propriedades rurais. Resultado de um trabalho desenvolvido pelo CAT junto as mulheres de Sorriso, a “Carta 8 de março” chama a atenção das autoridades locais para o empoderamento da mulher e a participação do sexo feminino nos assuntos relacionados a sustentabilidade.

A ideia da carta surgiu durante o evento “Mulher e a Arte, expressão da nova realidade”, realizado pelo Clube e parceiros para a celebração do dia internacional da mulher em 2015. “Estavam reunidas 120 participantes com o objetivo de resgatar a identidade da mulher para que veja a si mesma como merecedora de reconhecimento e valorização, incorporando em sua vida, no seu dia a dia e em seus negócios valores e práticas que visem a igualdade de direitos e o empoderamento feminino, transformando suas vidas e com isso tornando o planeta sustentável”, explicou Isamara Andrade.

Isamara Andrade foi relatora do evento e é também coordenadora do grupo Políticas Públicas para as Mulheres do OABMT Mulher. Dois temas foram discutidos amplamente: o empoderamento da mulher e a sustentabilidade. Juntar o empoderamento das mulheres e a sustentabilidade sob uma mesma bandeira foi o desafio do CAT (Clube Amigos da Terra) e parceiros, dentre eles a OAB/MT Mulher e OAB/MT Subseção Sorriso, para gerar uma nova cultura e na transformação de valores e modos de comportamento.

Nas reuniões elas identificaram a urgente necessidade de atuação em elaboração de políticas públicas que tenham como meta o empoderamento da mulher no município de Sorriso; a preocupação com relação a gestão dos resíduos sólidos bem como a falta de campanhas de conscientização da comunidade em geral sobre os problemas ocasionados pelo lixo; e a importância dos cidadãos cobrarem e fiscalizarem o poder público, no sentido de dar continuidade de projetos de qualquer natureza que estejam alcançando sucesso em seu desenvolvimento, independente da mudança de governo e de interesses meramente partidários.

(Informações e fotos do CAT Sorriso)

www.facebook.com.br/oabmt