Presidentes de Comissões Temáticas defendem importância da OAB para a sociedade

10/07/2015 18:15 | Unidade
Foto da Notícia: Presidentes de Comissões Temáticas defendem importância da OAB para a sociedade
    Os presidentes das Comissões Temáticas da OABMT se reuniram nesta quinta-feira (9 de julho) para tratar das ações realizadas no primeiro semestre e planejar as próximas atividades voltadas para a advocacia e a sociedade. Na ocasião defenderam a importância da Ordem diante das recentes críticas feitas pelo presidente da Câmara Federal. O coordenador das Comissões e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT), Leonardo Campos, presidiu os trabalhos. Também estava presente o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Luiz da Penha Correa. img

Defesa da OAB

img     Os presidentes das Comissões de Estudos Constitucionais e de Fiscalização dos Gastos Públicos, Felipe Amorim Reis e Ivo Matias, defenderam a importância da OAB para o país e reiteraram a pesquisa divulgada pelo Datafolha demonstrando que a Ordem é uma das instituições de maior credibilidade junto à população. Por outro lado, o Congresso Nacional aparece com um dos menores índices de confiabilidade.
img

Ambos rechaçaram a declaração do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, que chamou a OAB de cartel. Felipe Reis e Ivo Matias elogiaram a manifestação do presidente da OABMT, Maurício Aude, e esperam a realização de desagravo. Leonardo Campos reafirmou a necessidade de aguardar manifestação por parte do Conselho Federal já que a ofensa atingiu toda a classe.

Ações ampliadas

img     O presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Marcos Avallone, tratou da ampliação do projeto Maio Trabalho que está em sua quinta edição e, este ano, foi levado também para o interior do Estado com palestras; além do atendimento ao público da Praça. A parceria com outras duas comissões também foi destacada pelo advogado, quais seja, de Direito Previdenciário e de Estudos Constitucionais.

A atuação da OABMT na implantação das audiências de custódia no Poder Judiciário, que contou com todo o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça, foi abordada pelo presidente da Comissão de Direito Carcerário, Waldir Caldas Rodrigues, cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 24 de julho com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional da Justiça, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi.

Já Almerindo Costa, presidente da Comissão de Segurança Pública, falou da sua participação na audiência pública que debateu a redução da maioridade penal na Assembleia Legislativa; e da atuação junto à Polícia Judiciária Civil, em conjunto com o TDP para garantir o acesso de advogados e advogadas às salas das delegacias para acompanhar seus clientes. Na do Planalto foi garantida a instalação de uma sala climatizada para o atendimento. Ainda este mês será realizado encontro com o Comandante-Geral da Polícia Militar para apresentar algumas demandas. img

O coordenador das Comissões aproveitou para convidar os presentes a participarem da Corrida da Advocacia no dia 30 de agosto, lembrando que restavam hoje pouquíssimas vagas; e para a Colônia de Férias em Cuiabá e Barra do Garças entre 20 a 24 de julho. Mais detalhes na CAAMT pelos telefones (65) 3644-1006/1374.

www.facebook.com.br/oabmt