Curso de Gênero do OABMT Mulher tem inscrições encerradas

31/03/2015 17:09 | Público Recorde
    Em apenas seis dias da divulgação do Curso “Gênero, Direitos Humanos e Controle Social” as inscrições se encerraram preenchendo 250 vagas. O curso será ministrado pela professora Vera Bertoline da UFMT no auditório da OABMT, nos dias 24 e 25 de abril. Os interessados ainda poderão registrar-se na área do aluno da Escola Superior de Advocacia (ESAMT) no site da OABMT e enviar um email com seu nome para figurar em lista de espera para: escolasuperiordeadvocacia@oabmt.gov.br.

O curso é parte da programação do projeto OABMT Mulher, coordenado pela vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira, e do Março Mulher, capitaneado pela Comissão de Direito da Mulher, em parceria com o Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania (NIEVCi) da Universidade Federal, a ESAMT e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT).

Na visão da coordenadora do grupo de formação e qualificação do OABMT Mulher, advogada Xênia Guerra, de Sinop, a oportunidade “é um grande passo do Projeto OAB/MT MULHER. Trata-se de mais uma atividade de transversalização entre os grupos que sustentam o projeto e é o primeiro que alcançará todas as subseções através de multiplicadores que farão o curso e deverão reproduzir o conhecimento adquirido para colegas de profissão de sua Subseção; além de contribuir com a sociedade através da reprodução para os setores interessados como professores, pais, alunos, servidores do judiciário, funcionários públicos e privados entre outros”.

Para a advogada, a proposta é considerada um tijolo fundamental do projeto, pois a partir dele, somado ao trabalho desempenhado pelos outros núcleos, através dos dados da pesquisa, criação das Comissões dos Direitos da Mulher e participação efetiva da OAB nos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher “teremos a possibilidade de nivelamento consistente do tema entre os participantes e a possibilidade efetiva de multiplicar o conhecimento sobre os direitos, desigualdades, condição e papel a ser desempenhado pela Mulher, não só nos quadros da OAB, mas na sociedade como todo. Tenho certeza que será um sucesso, pois a equipe é comprometida e a temática extremamente relevante”.

Vera Bertoline é docente do Departamento de Serviço Social da UFMT, tem mestrado em Política Social (UnB); é coordenadora de Extensão/UFMT; fundadora e pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania (NIEVCi/ICHS/UFMT); coordenadora do Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania LGBT; autora de vários artigos publicados em revistas especializadas, jornais, entre outros.

O curso abordará os seguintes temas:

√ História do processo organizativo das mulheres ou “como não negar o feminismo”;
√ Gênero muito mais que um conceito;
√ Compreendendo as desigualdades de gênero;
√ Violência de gênero: para além da violência doméstica;
√ Superação das desigualdades de gênero e reconhecimento dos direitos humanos das mulheres;
√ Legislação nacional e internacional: conhecimento e aplicação;
√ Controle Social: teoria e prática.

www.facebook.com.br/oabmt