OABMT convida advogados e advogadas para curso "Gênero, Direitos Humanos e Controle Social"

25/03/2015 17:50 | 24 e 25 de abril
Foto da Notícia: OABMT convida advogados e advogadas para curso 'Gênero, Direitos Humanos e Controle Social'
    Como parte do projeto OABMT Mulher, a Seccional Mato Grosso em parceria com o Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania (NIEVCi) da Universidade Federal, realizará o curso “Gênero, Direitos Humanos e Controle Social”, nos dias 24 e 25 de abril, com a professora Vera Bertoline. O curso é voltado para advogados, advogadas, estagiários, acadêmicos e profissionais das áreas de Direito, Educação, Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.

Serão oferecidas 60 vagas e as aulas ocorrerão no Auditório da OABMT, em Cuiabá. As inscrições já podem ser feitas no site da OABMT, no link da ESAMT (ou clique aqui). Os certificados de 20 horas/aula serão expedidos pela Coordenação de Extensão da Pro Reitoria de Cultura Extensão e Vivência da UFMT para participantes com 75% de frequência (mínima). Outras informações pelos  telefones (65) 3613-0956/0957. As aulas serão na sexta-feira (períodos verspertino e noturno) e no sábado (matutino e vespertino).

O curso faz parte da programação do Março Mulher, coordenado pela presidente da Comissão de Direito da Mulher, Juliana Nogueira e das ações do grupo de formação e qualificação do OABMT Mulher, coordenado pela advogada Xênia Guerra, da Subseção de Sinop. O OABMT Mulher, por sua vez, tem à frente a vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira, com o apoio de toda a diretoria.

Objetivos

Entre os objetivos do curso estão: introduzir concepções sobre gênero, direitos humanos e controle social, de forma a contribuir com conhecimentos, competências e atitudes necessárias para o reconhecimento dos direitos das mulheres, em especial, aquelas em situação de vulnerabilidades e violências; contribuir para aprofundar e ampliar as análises das situações de desigualdade de gênero presentes e ainda naturalizadas na nossa sociedade; estimular a implementação de planos de intervenção que favoreçam a visibilidade das desigualdades de gênero e mecanismos de superação; favorecer o processo coletivo do exercício de controle social, através da criação de conselhos dos direitos da mulher e suas diversas modalidades de atuação; identificar e reconhecer as legislações – nacional e internacional – que podem ser utilizadas na defesa dos direitos humanos das mulheres.

Conteúdo programático

√ História do processo organizativo das mulheres ou “como não negar o feminismo”;
√ Gênero muito mais que um conceito;
√ Compreendendo as desigualdades de gênero;
√ Violência de gênero: para além da violência doméstica;
√ Superação das desigualdades de gênero e reconhecimento dos direitos humanos das mulheres;
√ Legislação nacional e internacional: conhecimento e aplicação;
√ Controle Social: teoria e prática.

Currículo da palestrante

Vera Bertoline é assistente Social (1997); docente do Departamento de Serviço Social UFMT (1985); Mestrado em Política Social (UnB); Chefe do Departamento de Serviço Social/UFMT por dois mandatos (1994 a 1996 e 2011 a 2012); Coordenadora de Extensão/UFMT por dois mandatos (2000 a 2002 e out/2012 até hoje); Fundadora do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e da Cidadania – NIEVCi/ICHS/UFMT e sua primeira Coordenadora (maio/2003 a setembro/2004); Professora das disciplinas: Política Social, Sociedade e Violência, Gênero e Etnia no Curso de Serviço Social/ICHS/UFMT; Supervisora de Estágio em Serviço Social na área sócio-jurídica; Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/MT por dois mandatos (1996 a 1999 e 2004 a 2005); Pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania – NIEVCi, na área Gênero e Violência, desde maio/2003 e Coordenadora do Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania LGBT.- - GECi/LGBT/NIEVCi/ICHS; Curadora do Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres (2005, 2006 e 2007); organizadora - junto com Leonardo Lemos de Souza e Dolores Galindo - do livro Gênero, Corpo e @tivismos (2012), autora de vários artigos publicados em revistas especializadas, jornais locais e matérias publicadas em rádios e televisão.

www.facebook.com.br/oabmt