Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Presidente da Comissão do Idoso da OAB/MT aborda dificuldades da Melhor Idade

16/04/2013 15:48 | Câmara de Vereadores
Foto da Notícia: Presidente da Comissão do Idoso da OAB/MT aborda dificuldades da Melhor Idade

Foto: Secom CamaraCba - Walter Machado

img
       O presidente da Comissão do Idoso da OAB/MT, Isandir Resende, fez manifestação na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Cuiabá acerca das dificuldades que os idosos enfrentam diariamente na cidade, notadamente nas áreas de transporte, saúde e moradia. A Casa de Leis ficou lotada de representantes da Terceira Idade e membros do Sindapi/MT - Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso.

img     Segundo o advogado, pelo Censo de 2010, Cuiabá tem 44.800 pessoas acima de 60 anos. "Se fizemos uma estimativa, teremos um público de aproximadamente 77 mil idosos na capital muito em breve. Temos que começar a pensar em soluções, pois o idoso não desfruta de acessibilidade nessa cidade. Sem contar outros empecilhos que se apresentam no dia a dia, nas áreas de saúde e moradia".

O advogado citou a existência de lei federal que estipula a cessão de 2% de toda verba pública para amparar os idosos. "Não é aplicada aqui. Mato Grosso é um Estado falido. Vocês sabem disso. Enquanto este País não perder sua vaidade pessoal, será difícil alcançarmos graduações de justiça. Falta respeito aos idosos. E enquanto a família não resgatar a questão da educação nos lares, não vamos conseguir com que eles sejam respeitados".

Também presente à sessão, o presidente do Sindapi/MT, Francisco Delmondes Bentinho, informou que o idoso sofre com a falta de medicamentos de uso contínuo (diabetes, por exemplo) e o atendimento preferencial a que tem direito é sempre ignorado em todos os lugares. "No transporte estadual e interestadual, à exceção da empresa São Luiz, as demais não respeitam a questão da gratuidade e o desconto de 50% que deve ser aplicado quando as duas poltronas reservadas ao idoso estiverem lotadas".

www.twitter.com/oabmt