Trabalho das Comissões da OAB/MT gera integração e valorização institucional

10/07/2014 16:36 | Atuação
Foto da Notícia: Trabalho das Comissões da OAB/MT gera integração e valorização institucional
    A interiorização e a integração das Comissões Temáticas da OAB/MT e ações voltadas para a sociedade foram tratadas na reunião realizada com os presidentes das 49 comissões nesta quinta-feira (10 de julho) com a presença do presidente da Seccional, Maurício Aude; da vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; do secretário-geral, Daniel Paulo Maia Teixeira; do coordenador das comissões e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos; do diretor da Escola Superior de Advocacia, Dejango Riber Campos, e do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, João Batista Beneti.

img
    “Alcançamos uma nova mentalidade na Seccional com a criação de comissões em Subseções como Sinop, Rondonópolis Primavera do Leste, Várzea Grande e outras. O empenho de vocês e a atuação incessante tem promovido a valorização da advocacia e da Ordem como instituição, além de prestar serviços à sociedade. Atuamos, por exemplo, na fiscalização das obras da Copa, na questão da saúde, no sistema carcerário e muitas outras áreas não apenas com a atuação da diretoria, mas de cada uma das nossas comissões”, pontuou Maurício Aude.

O presidente da OAB/MT exemplificou citando a recente reunião com o prefeito de Cuiabá, secretários estadual e municipal de saúde, Conselho Regional de Medicina, representantes do Ministério Público Federal e outros, para tratar das denúncias referentes ao Pronto Socorro. “Recebemos um telefonema do governador do Estado que não pode participar, garantindo que virá à Ordem em outra ocasião. É uma prova de que os gestores respeitam a postura da OAB/MT e isso engrandece a entidade, daí a importância do trabalho de todos”, reiterou.

O coordenador das Comissões aproveitou para reafirmar a postura da Ordem acerca dos direitos dos advogados serem atendidos por magistrados a qualquer hora na defesa de seus clientes lembrando que é um direito reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça. “É uma prerrogativa nossa e devemos lutar por ela já que o advogado atua em defesa da sociedade”, consignou Leonardo Campos.

OAB/MT 80 Anos

A vice-presidente da Seccional e coordenadora do Comitê Gestor do OAB/MT 80 anos falou da circulação do projeto em Juara e municípios do Vale do Arinos que será realizada nos dias 29 a 31 de julho e 1º de agosto. Ela convidou aos presidentes de Comissões que ajudem a proferir palestras em cada uma das circulações que seguirão até o final de 2015.

img
    Cláudia Aquino destacou o novo projeto que será lançado no dia 24 de julho, às 17h, na Seccional denominado “Arte na Ordem”. “Será lançado no hall de entrada da OAB/MT uma exposição de fotos e documentos históricos, além das conquistas da atual gestão e também um varal com as fotos das circulações já realizadas nas Subseções. Será um espaço aberto para a cultura e a arte regional onde artistas serão convidados a exporem na Ordem e escolas poderão fazer visitas. A programação seguirá na mesma data, às 19h, com uma noite cultural e a exibição do filme ‘Sobral – o homem que não tinha preço’ no auditório da OAB/MT. Desde já estão todos convidados”, destacou.

Outros temas

Os serviços oferecidos aos advogados e advogadas por meio da CAA/MT também foram tratados na reunião por Leonardo Campos, em especial a vacinação contra a gripe H1N1 que alcançou centenas de profissionais em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra. “Estamos tentando ampliar a oferta da vacina também para os familiares dos profissionais, mas ainda não foi possível já que oferecemos as doses a preço de custo e em parceria com as secretarias municipais”, explicou.

O advogado aproveitou para ratificar o convite aos advogados e advogadas a participarem da 2ª Corrida da Advocacia cujas inscrições serão abertas no dia 21 de julho no site da Caixa (www.caamt.com.br). A prova ocorrerá dia 31 de agosto, encerrando a programação alusiva ao Mês da Advocacia.

“Este ano, o percurso sofreu alteração, tendo a largada e a chegada no Estacionamento dos Advogados localizado próximo ao Fórum Cível e Criminal de Cuiabá. Ao todo, serão percorridos seis quilômetros na região do Centro Político e Administrativo e alerto os colegas que façam suas inscrições assim que abrir o prazo já que a procura foi muito grande no ano passado. Tivemos mais de 300 inscritos e este ano abriremos para 600. Não deixem para a última hora porque é uma empresa que administra as inscrições, tudo é feito online e decorrendo o prazo não há como abrir mais vagas”, sublinhou.

www.facebook.com.br/oabmt