OAB/Sinop apoia evento de capacitação do Conselho Tutelar

04/07/2014 11:00 | Interior
Foto da Notícia: OAB/Sinop apoia evento de capacitação do Conselho Tutelar
img
    A 2ª Jornada de Capacitação do Sistema de Garantia de Direitos do Mato Grosso para os Conselheiros Tutelares começou nesta quinta-feira (3 de julho), em Sinop, com a participação de representantes de cerca de 80 municípios. O encontro é promovido pelo Conselho Tutelar de Sinop em parceria com a Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso e tem o apoio da Subseção de Sinop.

De acordo com o secretário-geral da subseção, Diego Gutierrez de Melo, é fundamental que os conselheiros tutelares recebam orientações sobre o que a legislação determina dentro da área em que atuam. "Os conselheiros necessariamente não são profissionais do direito, mas possuem determinada autonomia para colocar em prática algumas ações. Essa orientação é importante para que eles saibam com precisão o que podem e o que não podem fazer", afirmou o advogado.

Gutierrez também destaca a importância do trabalho do Conselho Tutelar dentro da realidade atual do público infanto-juvenil. "Vivemos, infelizmente, uma realidade na qual é crescente o número de crianças e adolescentes envolvidos em delitos ou que são abusados, vítimas de maus tratos. O Conselho zela pelos direitos desse público, agindo como órgão de defesa e participando diretamente dessa realidade com a finalidade de mudá-la, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas", acrescentou.

O Conselho Tutelar de Sinop é polo da 12ª Região, responsável pela demanda de 14 municípios circunvizinhos. O evento segue até esta sexta-feira (04), na Câmara Municipal de Vereadores.

www.facebook.com.br/oabmt