Foto: Clayton Brito - Fotos da Terra
|
A atuação da OAB/MT na defesa das prerrogativas dos advogados e das advogadas foi destacada pelo presidente da Seccional, Maurício Aude, na solenidade de entrega de certidões nesta terça-feira (28 de maio). “Conseguimos na semana passada o trancamento de uma ação penal movida contra um advogado de Sinop que, na petição inicial, buscava o benefício da justiça gratuita para seu cliente. O juiz entendeu que seria um documento falso e representou criminalmente o colega. A OAB/MT ingressou com habeas corpus e conseguiu o trancamento da ação penal”, relatou.
|
Maurício Aude destacou que historicamente, a Ordem defende não apenas a advocacia, mas também a sociedade e, por isso, é uma das instituições de maior respeitabilidade no país. Abordou a atuação da diretoria da Seccional também na fiscalização das denúncias que pairam sob autoridades políticas e agentes públicos investigados na Operação Ararath da Polícia Federal e leu a
Nota à Sociedade em que se manifestou sua preocupação com os fatos, afirmando que acompanhará todos os passos da investigação.
“Já pedimos à Justiça Federal as cópias de todo o inquérito, diante da quebra de sigilo do juiz federal, e vamos fiscalizar com rigor. Há uma crise de confiança em instituições públicas não antes vista. Não é esse o Estado que queremos para nossos filhos e netos”, ressaltou.
Ao todo 76 estagiários e 45 advogados prestaram compromisso e receberam as boas vindas da presidente da Comissão de Sociedade dos Advogados, Yaná Gomes Cerqueira. A advogada aconselhou aos novos profissionais que exerçam a advocacia com amor e paixão. “É uma das profissões mais nobres, tem suas prerrogativas garantidas e possui múnus público garantido pela Constituição Federal. Porém, exige responsabilidade”, pontuou.
|
Yaná Cerqueira também falou do projeto OAB/MT Mulher desenvolvido em consonância com a ONU Mulheres e que pretende trazer as advogadas e também os advogados para a Ordem para atuar em seus órgãos e na defesa dos interesses sociais e da advocacia.
|
Também estavam presentes a vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira, o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Direito Eletrônico, Eduardo Manzeppi, a secretária-geral adjunta da CAA/MT, Ana Carolina Naves Dias Barchet, o presidente da Comissão de Juizados Especiais, Giorgio Aguiar, o presidente da Comissão de Direito Carcerário, Waldir Caldas Rodrigues, o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Mário Medeiros Neto, e o advogado e desembargador aposentado Paulo Lessa.
|
|
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt