Seccional se reúne com TCE para obter informações sobre obras da copa

02/04/2014 13:59 | Mundial de Futebol
Foto da Notícia: Seccional se reúne com TCE para obter informações sobre obras da copa
    Na tarde desta terça-feira (1º de abril), representantes da OAB/MT, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MT) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT) se reuniram com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a intenção de acompanharem as visitas, bem como obter informações detalhadas sobre os andamentos das obras do mundial de futebol. Estiveram presentes o presidente da OAB/MT, Maurício Aude; o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos, Ivo Matias; o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Helmut Flávio Preza Daltro; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e o membro da Comissão de Custos Públicos, Silvia Mara Leite Cavalcante e Benedito Albuquerque, respectivamente; o coordenador da Engenharia Civil do Crea, André Luiz Schuring, e o conselheiro substituto João Batista de Camargo Junior.

img
    O presidente da Seccional frisou que o intuito da instituição é contribuir com os trabalhos. “A OAB/MT, desde 2013, vem trabalhando para conseguir informações junto à Secopa, as quais somente foram obtidas por meio de mandado de segurança. Todos nós, enquanto cidadãos, estamos insatisfeitos com a falta de publicidade e transparência das informações sobre as obras e, quando divulgadas, são incompatíveis com a realidade, pois constam datas de término que há tempos foram superadas”, informou Maurício Aude.

Para o advogado, a presença de um representante da Ordem nas visitas monitoradas pelo TCE será fundamental para que a entidade tenha condições de dar uma resposta para a sociedade. “Toda a sociedade está sofrendo com as obras da copa, com as notícias veiculadas na mídia dos constantes atrasos e postergações de conclusão e o que deveria ser um legado para todos nós começa a dar indícios de passivo. Queremos estar juntos do TCE justamente para que possamos ter condições de também acompanhar os relatórios dos custos que estão sendo destinados a cada obra”, destacou o presidente da OAB/MT.

A presidente do CRC, Silvia Cavalcante, registrou que a entidade também quer contribuir com o que for necessário a fim de evitar mais prejuízos para a sociedade. “É inadmissível fazer obras de última hora, sendo que houve muito tempo para se programarem. O que está acontecendo está acima do aceitável”.

img

De acordo com o engenheiro civil do Crea, André Schuring, 37 pontos de irregularidades foram constatados nas obras de Cuiabá e Várzea Grande. “O Crea jamais se furtou de auxiliar o Estado e nossa preocupação é justamente com a qualidade dos serviços que estão sendo empregados. A sociedade está frustrada com o que vem ocorrendo”, resumiu.

img

Por sua vez, o conselheiro João Batista Junior informou que obteve informações de que até o dia 31 de maio deste ano, um pacote de 15 obras serão entregues, sendo que uma parte do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ficará pronta somente em dezembro deste ano. “Este é um momento de apoiarmos para que algumas obras sejam inauguradas. Processos sobre superfaturamento, por exemplo, serão analisados em apartado em momento posterior”, antecipou.

Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt