27/03/2014 07:00 | Integração
Foto da Notícia: Seccional firma parcerias com Crea e CRC para fiscalizar obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

Uma parceria firmada na tarde desta quarta-feira (26 de março) entre OAB/MT, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MT) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT) proporcionará a sociedade condições de obter informações mais detalhadas de todas as obras referentes à Copa do Mundo que ocorrerá em Cuiabá e Várzea Grande a partir do mês de junho. Participaram da reunião o presidente da OAB/MT, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Helmut Flávio Preza Daltro; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MT), Juares Silveira Samaniego; e a vice-presidente de Controle Interno do CRC, Elba Pinheiro. img

img     “Solicitamos esse primeiro encontro para unirmos esforços no sentido de continuar fiscalizando as obras e prestando contas para a sociedade em virtude da omissão de alguns dos órgãos responsáveis por esse trabalho. Temos a Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos e recebemos a notícia de que o CRC também criou uma comissão de mesmo nome com a finalidade de conseguir informações sobre os custos que estão sendo empregados em todas as obras”, informou Maurício Aude.

De acordo com o presidente da Ordem, a intenção é criar um grupo de trabalho. “Queremos buscar parcerias para, juntos, alcançarmos nossos propósitos. Tenho certeza que essa união trará bons resultados, uma vez que a OAB/MT pode tratar das questões jurídicas, o Crea da engenharia e, o CRC, das contas públicas”, ressaltou.

A reunião foi agendada por iniciativa da diretoria da Ordem e elogiada pelos representantes do Crea e do CRC. Na avaliação de Juares Samaniego, a parceria é bem vinda, principalmente porque a sociedade deve ser defendida, precisa e conta com obras de qualidade. O presidente do Crea enfatizou que as obras deveriam ser realizadas por trecho e não da maneira que ocorreu (em várias partes de Cuiabá e Várzea Grande ao mesmo tempo). “Se tivessem sido feitas etapa por etapa, tudo estaria pronto”, observou.

Providências

Ao fim da reunião, a OAB/MT, Crea e CRC decidiram que as primeiras medidas a serem adotadas em conjunto serão solicitar à Secopa cópias de todos os contratos e eventuais aditivos, cronogramas físicos e financeiros de todas as obras, projetos e medições para serem analisados.

“Somente com todos esses documentos em mãos é que teremos condições de analisar item por item e obtermos o real conhecimento de tudo o que está sendo feito. Vamos preparar um ofício requerendo-os e, assim que estiver pronto e assinado pela OAB/MT, Crea e CRC o encaminharemos à Secopa e, com base na resposta, tomaremos as medidas necessárias para que a sociedade tenha seus direitos resguardados”, finalizou Maurício Aude.

Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt