OAB/MT acompanhará execução de projeto de combate ao crime organizado

12/07/2011 12:00 | Integração

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso acompanhará os trabalhos de criação de um banco de dados com informações criminais cuja intenção é combater e prevenir o crime organizado. Para a concretização desse fato foi firmado nesta segunda-feira (11 de julho) um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual e a Agência Brasileira de Inteligência.

O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, presente à solenidade, destacou a importância da unificação desses dados para uma atuação efetiva e eficaz dos vários entes públicos no combate à criminalidade no Estado, em especial no que tange ao crime organizado e os hediondos como tráfico ilícito de entorpecentes, latrocínio, extorsão mediante seqüestro, estupro e outros.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu na Presidência do TJMT e o projeto é coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça, visando estabelecer uma rede de informações que fornecerá uma visão geral e sistêmica das relações existentes entre os agentes criminosos e os vários delitos por eles cometidos com os denominados crimes-alvo – ações criminosas de maior repercussão e dano social relevante no Estado.

Uma das metas é aumentar a efetividade da Justiça Criminal no Estado em relação ao combate e prevenção dos crimes-alvo em 100% até fevereiro de 2013.
O banco de dados será alimentado pelas varas criminais e pelas instituições parceiras. Será feito o cruzamento das informações, permitindo integrar as ações das instituições estaduais e dificultar a ação de facções criminosas dentro das unidades prisionais.

(Com informações da Coordenadoria de Comunicação do TJMT)

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com/oabmt