Presidente da CDH acompanha entrega de projeto na Penitenciária Central

04/10/2011 15:14 | Projeto na Penitenciária Central

img

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Betsey Polistchuck de Miranda, participou da cerimônia de implantação do Projeto Lavanderia de Crinas, na Penitenciária Central do Estado, na última quinta-feira (29 de setembro).

Na ocasião foi assinado o “Termo de Contrato de Intermediação de Mão de Obra” entre a Empresa Manufactura de Crines do Brasil Ltda., a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e a Fundação Nova Chance. A assinatura do contrato permitirá a implantação do projeto “Lavanderia de Crinas” na PCE.

Conforme a advogada, 42 reeducandos, que cumprem pena privativa de liberdade em regime fechado, foram treinados para prestar os serviços na lavanderia e na produção de pincéis e vassouras que têm como matéria prima crinas e pelos de animais.

A empresa MCB foi criada em 1998, em Amambai, Mato Grosso do Sul, e trabalha com indústria, comercialização e exportação de subprodutos bovinos, eqüinos e suínos. Em 2002, começou a utilizar o trabalho de reeducandos e, atualmente, desenvolve trabalhos em presídios de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e agora em Mato Grosso.

Os reeducandos foram selecionados pela penitenciária e capacitados pela Fundação Nova Chance. A carga horária semanal de trabalho será de 44 horas e eles receberão pagamento por produção, que atinge 3/4 do valor de um salário mínimo, além de serem beneficiados com a remissão da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um é reduzido da pena a ser cumprida.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Sejudh)

Lídice Lannes/Luis Tonucci

www.twitter.com/oabmt