Presidente da OAB/Lucas participa de reunião com presidente do TRT/MT

13/02/2014 17:31 | Atuação
Foto da Notícia: Presidente da OAB/Lucas participa de reunião com presidente do TRT/MT
img

O presidente da Subseção de Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi, participou nesta quarta-feira (12 de fevereiro) de reunião com o presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno, e autoridades locais e optaram por realizar no dia 18 de março audiência pública no município para discutir os impactos sociais ocasionados pela grande rotatividade na mão-de-obra de uma das maiores unidades frigoríficas da empresa BRF, instalada na cidade. A audiência é uma iniciativa do TRT/MT, em parceria com a OAB/Lucas e Prefeitura. A reunião foi realizada na sede da OAB/Lucas.

“Tivemos a representação de diversos representantes de sindicatos e vamos organizar o evento do dia 18 com a participação de autoridades, trabalhadores e a sociedade civil. Juntos, vamos buscar alternativas para os inúmeros empregados cujas causas estão em tramitação. Alguns podem ser treinados para outras funções, outros que desejarem retornar a sua cidade origem precisam de subsídio, enfim, vamos colaborar para o que for necessário”, pontuou Abel Sguarezi.

A reunião foi agendada em virtude do TRT/MT ter detectado um crescimento atípico no número de novas ações na Vara do Trabalho do município, bem como a concentração deles em uma mesma empresa, a BRF. Segundo dados levantados pela estatística do tribunal, a quantidade de ações ajuizadas na Vara de Lucas do Rio Verde saltou 67% no comparativo 2013/2012, alcançando a marca de 2.270 processos. Desse total, aproximadamente 70% envolveram demandas contra a multinacional do ramo alimentício e de proteína animal, que conta com cerca de 4.700 empregados na unidade local, segundo informações da prefeitura.

Relatos dão conta de que trabalhadores que vêm de outros Estados para trabalhar na unidade e estão sendo dispensados e acabam criando uma demanda crescente na região, seja na Justiça do Trabalho, seja por serviços básicos como os de saúde, moradia e educação. Há casos, inclusive, de ex-empregados que acabam se envolvendo em atividades ilícitas.

A perspectiva é reunir para debates órgãos como o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual, Sindicatos patronais e dos trabalhadores, Justiça Estadual, Federação das Indústrias (FIEMT), além da própria OAB/Lucas, TRT/MT, Prefeitura e Câmara Municipal. O convite deverá ser estendido ainda ao sistema “S” (Senai, Sesi), responsável por ações de capacitação e de saúde para os trabalhadores das indústrias.

(Com informações do TRT/MT)

www.facebook.com.br/oabmt