Presos dois acusados de ameaçar advogado e cliente em Tangará da Serra

13/12/2013 17:30 | Agilidade
Foto da Notícia: Presos dois acusados de ameaçar advogado e cliente em Tangará da Serra

Foto: Humberto Campos

Nesta quinta-feira (12 de dezembro) foram presos dois acusados de ameaçar um advogado e seu cliente em Tangará da Serra, cuja denúncia foi encaminhada pela OAB/MT à Secretaria de Segurança Pública com pedido de providências urgentes. O presidente da Subseção local, Josemar Carmerino dos Santos, relatou que a prisão ocorreu depois que os suspeitos sequestraram o cliente do advogado e sua esposa na noite de quarta-feira (11) para forçá-los a pagar uma dívida, que é objeto do processo de execução na Justiça Estadual.

“Há mais de uma semana o advogado Romair Cícero de Oliveira vinha orientando seu cliente a registrar boletim de ocorrência devido às inúmeras tentativas de cobranças ilegais e ameaças de morte. Assim que ele acionou a Subseção mantivemos contato com o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Luiz da Penha Correa, que falou pessoalmente com o secretário de Segurança Pública e, com o apoio da diretoria da OAB/MT, protocolizou ofício encaminhando pedido de providências. Acreditamos que com essa ação conjunta da Ordem e a agilidade da Polícia Civil de Tangará da Serra foi possível atuar rapidamente sem maiores consequências”, pontuou Josemar Carmerino.

O presidente da Seccional, Maurício Aude, ressaltou que a diretoria já atuou em diversos casos semelhantes. “É muito grave essa situação de advogados e advogadas serem ameaçados em decorrência de seu exercício profissional. Queremos que saibam que podem contar sempre com a diretoria e o TDP, que tem atuado com muita eficiência”, sublinhou.

A Polícia Civil de Tangará da Serra continua à procura de outros envolvidos. Os dois detidos ontem foram reconhecidos pelo advogado como os que foram ao seu escritório fazer ameaças e cobranças. Ao todo, três indivíduos invadiram o local, sendo que um deles ficou na porta, outro de costas para a parede, o outro fechou o notebook do advogado e confiscou o seu aparelho de celular. Disseram para não gravar a conversa e nem se comunicar com ninguém e fizeram ameaças. O aparelho foi devolvido quando eles saíram do local.

Josemar Carmerino lembra que os advogados e advogadas não devem temer. “É importante todos saberem que a OAB/MT, por meio de sua diretoria, subseções e órgãos, está sempre atenta e se faz presente em todo o estado. Realmente, não podemos ter medo de denunciar, sob pena de voltarmos à época do cangaço. Com a Ordem nos apoiando teremos certamente resposta mais rápida”, finalizou.

www.facebook.com.br/oabmt