Junho de 2024 | Ver mais
# # # # # # 1
30 # # # # # #

Presidente da ESA/MT participa de encontro nacional

22/03/2011 16:00 | Atuação Institucional
    O presidente da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso, Ulisses Rabaneda dos Santos, participa nesta terça-feira (22 de março) do XVI Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia na sede da OAB Nacional, em Brasília. Para o advogado será mais uma oportunidade para apresentar as ações voltadas para a formação permanente que a ESA/MT tem realizado no Estado com o apoio da Seccional Mato Grosso e da Caixa de Assistência dos Advogados, tais como o I Ciclo de Palestras Multidisciplinares realizado durante todo o ano com dois temas semanais, além de outros cursos na capital e no interior, que geraram a emissão de mais de 4.600 certificados apenas em 2010.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, esclareceu na abertura do encontro que entre as principais metas da Escola Nacional de Advocacia é criar no Sistema OAB a cultura da educação continuada e de oferta de qualificação profissional de qualidade ao advogado. "É para isso que devemos continuar nos empenhando: na redução das igualdades de acesso ao saber entre os advogados de todas as regiões do país", defendeu.

A ENA tem como papel formular políticas para a educação e aprimoramento profissional dos advogados, conforme o presidente nacional, destacando que as Escolas Superiores de Advocacia devem buscar cursos de extensão, de pós graduação e aulas pela Internet aos advogados de todo o país. O diretor-geral da ENA, o conselheiro federal Manoel Bonfim Furtado Correia, afirmou na abertura do encontro que "o objetivo deve ser o de melhorar o dia-a-dia do advogado, reduzindo as diferenças entre eles".

Ulisses Rabaneda ressaltou que a ESA/MT está justamente atuando nesse sentido e já realizou parcerias com instituições para a realização de pós-graduação em diversas áreas do Direito, não apenas para os advogados da capital, mas especialmente para o interior do Estado. A mais recente parceria foi firmada com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) por meio da unidade avançada Campi-MT, para oferecer pós-graduação com aulas presencias nas áreas de Direito Processual Civil, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Constitucional e Tributário, cujas aulas inaugurais para os dois primeiros cursos de Especialização terão início no próximo dia 25 de março.

“O encontro está sendo muito proveitoso. Estamos trocando experiências, ajustando convênios e formulando novos cursos a serem oferecidos aos colegas advogados”, finalizou o presidente da ESA/MT.

(Com informações do Conselho Federal – www.oab.org.br)