Diretoria da OAB/MT busca providências quanto à distribuição de processos

24/03/2011 17:00 | Atuação
    A demora na distribuição de processos no Cartório Distribuidor do Complexo Judiciário da Comarca de Cuiabá motivou a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso a buscar providências junto ao diretor do foro nesta quinta-feira (24 de março). O presidente Cláudio Stábile Ribeiro, o vice-presidente Maurício Aude, o secretário-geral Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária adjunta Fabiana Curi e o diretor tesoureiro Cleverson Pintel de Figueiredo, se reuniram com o juiz Adilson Polegato de Freitas, na Diretoria do Complexo.

Eles expuseram a grande preocupação dos advogados no que tange à emissão de certidões e à distribuição dos processos junto ao Cartório Distribuidor. O presidente da OAB/MT destacou que chega a 15 dias o intervalo de tempo entre a protocolização do processo e a remessa para a escrivania após a distribuição e cadastro. E quanto às certidões, o referido cartório chega a receber mais de 150 pedidos por dia e a solução é expedição de certidões através do Portal do Poder Judiciário na internet.

O fato, conforme a Diretoria da Seccional, se agravou depois que a distribuidora Marilu Cuiabano Malheiros pediu aposentadoria e encerrou suas atividades. Foram lotados alguns servidores do Poder Judiciário que não tinham experiência com as atividades. Os diretores, juntamente com o magistrado, visitaram in loco o Cartório Distribuidor e perceberam que o número de servidores também ficou reduzido em face do que havia anteriormente.

O juiz Adilson Polegato explicou aos integrantes da OAB/MT que algumas providências já estão sendo tomadas como um curso para os funcionários na próxima semana e a possibilidade de se instalar um programa para a emissão de certidões on line. Esta solução, inclusive, foi solicitada pela OAB/MT junto à Presidência do Tribunal de Justiça na semana passada por meio do Ofício nº 69/2011/OAB/GP. Ainda nesta quinta-feira, o presidente da Ordem, Cláudio Stábile, solicitou uma audiência com o desembargador Rubens de Oliveira Santos filho para tratar das questões relativas ao fórum de Cuiabá, entre elas, os problemas na distribuição e a falta de servidores nas escrivanias.