A diretoria da OAB/MT encaminhou nesta segunda-feira (25 de novembro), ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED), pedido para que obtenha cópias do inquérito em trâmite perante o TRF da 1ª Região com o objetivo de apurar a suposta participação de advogados na operação deflagrada pela Polícia Federal em Cuiabá. As investigações, que também atingem um magistrado federal, geraram repercussão nos meios de comunicação e chegaram ao conhecimento da Seccional.
“Requeremos ao TED que entre em contato com a Polícia Federal e solicite cópias dos procedimentos instaurados. Assim que recebermos toda a documentação, faremos uma análise minuciosa para avaliar se realmente houve ou não participação de advogado. Caso sejam encontradas irregularidades, certamente esse profissional responderá pelas penas previstas no Estatuto da Advocacia e no Código de Ética”, garantiu o presidente da OAB/MT, Maurício Aude.
Em relação ao possível envolvimento de um magistrado federal, Maurício Aude registrou que a OAB/MT acompanhará de perto o andamento das investigações junto à Polícia Federal e adotará as medidas necessárias nos órgãos correicionais e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso realmente fique comprovada sua participação nos crimes denunciados.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt