OAB/MT lamenta morte de José Alencar

29/03/2011 17:00 | Luto
    A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso vem lamentar o falecimento na tarde desta terça-feira (29 de março) do ex-vice-presidente da República, José Alencar, por falência múltipla dos órgãos em decorrência de um longo tratamento de câncer. O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, em nome de toda a Diretoria, conselheiros, Subseções, Comissões Temática, Tribunais de Ética e Disciplina e de Defesa das Prerrogativas e dos advogados militantes do Estado, estende seu pesar aos familiares e amigos.

Para Cláudio Stábile, “num país tão carente de estadistas e de homens públicos compromissados com o futuro da nação, temos que lamentar a morte de um grande homem como José de Alencar, um democrata, um patriota, um batalhador das causas coletivas, um exemplo a ser seguido por todos aqueles que ocupam cargos públicos e pelas novas gerações”.

O ex-vice-presidente enfrentava há mais de 15 anos o tratamento de um câncer na região abdominal, passou por 17 cirurgias e por várias internações. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, deixou três filhos e cinco netos.

Em prol da advocacia - José Alencar, quando atuava como presidente em exercício, foi o responsável pela sanção da Lei da Inviolabilidade dos Escritórios de Advocacia (Lei 11.767/2008), que protege a classe contra abusos das operações policiais. Alencar sancionou o projeto porque o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em viagem oficial à China para a abertura da Olimpíada de Pequim. Na época, houve críticas ao projeto de lei, inclusive do então presidente, porém, a sanção foi confirmada por estar de acordo com o que defendia a OAB e por reforçar as prerrogativas dos advogados.

O presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT, João Batista Cavalcante, destacou que o ex-vice-presidente da República, José  Alencar, sempre foi um grande parceiro da advocacia nacional. Além de sancionar a Lei nº 11.767/2008 - da inviolabilidade dos escritórios de advocacia, esteve presente na cerimônia de posse do atual Conselho Federal da OAB, representando a Presidência da República em razão de viagem à época do Presidente Lula ( janeiro de 2010 ).

“Ele foi o ponto alto da solenidade, tendo sido aplaudido em pé por vários minutos por todos os advogados presentes, de todo os rincões do país. O Brasil perde um grande homem, porém, um amigo me disse certa vez, quando perdi um ente muito querido, que Deus também precisa de gente boa ao lado dele para auxiliá-lo na labuta. E é por isso que pessoas boas como José Alencar são chamadas de vez em quando”, finalizou.

(Com informações do Conselho Federal – www.oab.org.br e da Folha de SP – www.folhaonline.com.br)