PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Subseção de Sinop apresenta reivindicações a secretário

31/03/2011 16:00 | Sinop

 

    A presidente da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Sinop (477km de Cuiabá), Soraide Castro, se reuniu nesta quarta-feira (30 de março) com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Inácio Dias Lessa, com o objetivo de reivindicar apoio para a instalação da Terceira Vara Criminal na comarca do município. Durante o evento, realizado na sede do Ministério Público de Sinop, a presidente informou que a nova vara poderá ter competência para processar e julgar todas as execuções penais, precatórias criminais e funcionará, ainda, como Juizado Especial Criminal e Corregedoria dos Presídios da comarca.
 
     Além da possibilidade de instalação da vara, também fez parte das reivindicações a instalação de uma unidade sócioeducativa para menores infratores e a reforma da cadeia pública que abriga mulheres que cometeram crimes. Ambas as solicitações são para Sinop, mas atenderiam as necessidades de toda região norte do Estado. As reivindicações feitas na reunião serão formatadas e repassadas ao governador Silval Barbosa para que façam parte do plano de ações do governo. 
 
 

 

      “A cidade terá mais um magistrado, mais servidores e vamos desafogar o Judiciário, que hoje demora muito para avaliar progressões de pena, liberdade, penas alternativas. Com isso, vamos diminuir a população carcerária, o que possibilitará a melhora da qualidade de vida do preso e, consequentemente, teremos menos casos de fugas como vimos esta semana”, explicou Soraide Castro.
 
        Foi justamente a fuga de 28 presos do Presídio Ferrugem nesta segunda-feira (28 de março) que antecipou a visita do secretário à Sinop. “Já estava na minha agenda visitar as cidades polo, fazendo um levantamento em cada uma para organizar nosso plano de ações. Por isso esta reunião é tão importante, porque decidiremos as prioridades para a região”, disse Paulo Lessa. Ele explicou que trabalhará junto ao Judiciário para implantação da vara e, como integrante do Executivo, disse que a princípio irá priorizar as reformas das cadeias e o combate às drogas. “Sabemos que 80% dos crimes estão associados às drogas por isso temos que combatê-las com firmeza”.
 
      A reunião foi presidida pelo juiz criminal Mario Machado e contou com a presença de integrantes da OAB Sinop, juízes de diversas comarcas do norte do Estado, promotores, defensores, representantes das Polícias Militar e Civil, autoridades municipais, dentre outros.
  
  
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp