Subseção de Lucas do Rio Verde inaugura sede e empossa diretoria

28/01/2010 19:00 | Espaço Próprio
    Se a OAB se consolidou como porta-voz da sociedade, o advogado é o porta-voz do cidadão  – afirmou o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, ao destacar a importância da entidade para o processo democrático brasileiro na inauguração da majestosa sede própria da Subseção de Lucas do Rio Verde e na posse de sua nova diretoria para o triênio 2010/2012, nesta quarta-feira.

A solenidade de posse da nova diretoria e de inauguração da sede própria foi a mais concorrida das realizadas até agora, este ano. Tanto é que contou com a presença do governador do Estado em exercício, Silval Barbosa, do deputado estadual Otaviano Pivetta, do prefeito municipal Marino Franz, do presidente da Câmara de Vereadores, Aírton Calai; do diretor do Fórum, juiz de Direito Túlio Dualibi Alves de Souza; da promotora de Justiça, Patrícia Eleutério de Campos e outras autoridades civis e militares. A comunidade luverdense também prestigiou a solenidade. O auditório da Subseção, com capacidade para 110 pessoas, não foi suficiente para acomodar os presentes.

“Esta sede da Subseção de Lucas do Rio Verde é uma conquista e um orgulho não apenas para aos advogados, mas para a própria comunidade” – ressaltou Cláudio Stábile. Com uma área construída de 265 m2, além do auditório, a Subseção tem uma Sala de Trabalho que será equipada para atender dois advogados, salas da presidência e de reunião, recepção, copa e três sanitários, um dos quais para portadores de necessidades especiais. A obra custou R$ 170 mil e a mobília R$ 37 mil. Durante a solenidade, a Caixa de Assistência dos Advogados fez uma doação em dinheiro para ajudar a pagar os móveis  do auditório, além de um aparelho de fax, uma copiadora e uma coletânea de obras jurídicas completas para a Subseção.

Começou a dupla solenidade com o corte da fita simbólica de inauguração da Subseção, feito pelo governador Silval Barbosa, o deputado estadual Otaviano Pivetta, o prefeito Matino Franz, o presidente da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro, o conselheiro federal Francisco Faiad, o presidente da CAAMT, Leonardo Pio da Silva Campos e o ex-presidente da Subseção de Lucas do Rio Verde, Valdir Miquelin. Depois foram inauguradas placas: uma em homenagem aos diretores da Subseção em cuja gestão foi construída a sede; uma homenagem aos advogados que fizeram doações para a obra e uma outra com os nomes dos doadores particulares.

A comissão pró-construção é integrada por Valdir Miquelin, presidente; Rene Corassa, vice; Eliziane Koch, secretária geral; Alankar Dantas, tesoureiro; Antonio Nogueira Messias, secretário geral adjunto e Cesar Krein, delegado da Caixa dos Advogados. Aparecem ainda na placa, como homenageados, os nomes do ex-presidente  Francisco Faiad e do seu vice, José Antonio Tadeu Guilhen, encimando a relação, e os do prefeito Marino Franz e do seu vice Joci Piccini.

O novo presidente da Subseção, Abel Sguarezi fez um discurso focado, principalmente nas prerrogativas dos advogados. Depois de advertir os poderes constituídos que a OAB estará aberta e atenta a eventuais violações às prerrogativas dos advogados, afirmou Sguarezi: “Na defesa destas prerrogativas é importante que se ressalte, não se encontra o advogado sozinho, mas acompanhado de toda classe e da entidade que o representa. Em hipótese alguma defenderemos o corporativismo cego, mas a defesa solidária do advogado, enquanto alvo da ilegalidade e abuso do poder, jamais será tolerada por esta diretoria”.

O ex-presidente da OAB, Francisco Faiad, foi homenageado pela Subseção com uma placa de prata pelos serviços prestados aos advogados de Lucas do Rio Verde – outro agraciado na ocasião com a distinção foi Valdir Miquelin. Ao agradecer, posteriormente, a homenagem, Faiad afirmou que a sede da OAB em Lucas do Rio Verde não é um espaço só para debates da classe. “A população também ganha com a discussão de problemas da cidade. Aqui é a casa da cidadania, da democracia, do advogado...” – completou.

A Escola Superior de Advocacia vai passar a atuar, decididamente, no interior, conforme garantiu o presidente da Caixa dos Advogados de Mato Grosso, Leonardo Pio da Silva Campos. Além de palestras, a ESA vai promover também cursos de capacitação para advogados e cujas especialidades eles mesmo vão decidir. Outro projeto da CAAMT é lançar um manual para explicar e orientar os advogados e seus dependentes sobre as vantagens da utilização dos convênios mantidos pela instituição.

Ficou assim constituída a nova diretoria da Subseção de Lucas do Rio Verde: presidente, Abel Sguarezi; vice, Edenir Righi; secretário geral, Jean Carlos Cezar; secretário geral adjunto, Vanderlei Queiroz Júnior; tesoureiro, Valdinéia Michelin; delegado da CAAMT, Alexandre da Rosa Dantas.