A campanha “Outubro Rosa - Um Toque pela Vida” está a pleno vapor, organizada pela MTMamma em parceria com a OAB/MT, por meio da Comissão de Direito da Mulher e outras entidades. Neste sábado (12 de outubro) a presidente da CDM, Ana Lúcia Ricarte, acompanhou a programação da Caminhada em prol da saúde da mama, no Parque Mãe Bonifácia. A diretora da CAA/MT, Ana Carolina Barcheti, também participou em meio a dezenas de voluntários.
|
|
Esta apenas foi uma das atividades programadas para o mês de outubro. A diretoria da OAB/MT lançou oficialmente a campanha no início do mês com a iluminação da sede em rosa. E nesta semana (14 a 18) haverá orientações nas salas da OAB/MT do Fórum Trabalhista, no período matutino, e no Fórum Cível e Criminal, no período vespertino.
“A Comissão dos Direitos da Mulher juntamente com a diretoria da OAB/MT entenderam que não poderiam deixar de realizar a campanha de prevenção do câncer de mama junto às advogadas e escolheu a campanha Outubro Rosa como movimento ideal para esta ação afirmativa. A ação tem por finalidade principal despertar o interesse das advogadas e advogados para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura. Esta campanha reforça o compromisso que a Seccional de Mato Grosso tem com as advogadas e as mulheres de nosso Estado”, sublinhou Ana Lúcia Ricarte.
A advogada explica que entre as ações programadas também estão palestras gratuitas realizadas na ESA/MT para advogadas e a sociedade com o médico Péricles dos Santos e o advogado Fábio Capilé para informar e instruir sobre a doença e direitos dos pacientes nesta quarta-feira (16 de outubro), a partir das 19h. “Além de falar sobre o diagnóstico precoce, a OAB/MT destacará a importância do governo do Estado investir no acesso ágil a tratamentos adequados às pacientes com câncer de mama”, pontuou.
Projetos futuros
Ana Lúcia Ricarte ressalta que a CDM tem uma meta e um sonho “conseguir, em um futuro próximo, que nossas colegas advogadas que não possuem plano de saúde possam ter acesso aos exames preventivos e tratamento digno sem precisar dispor de dinheiro, para isso estamos desenvolvendo um projeto nesta direção”.
Produtos
A parceria da OAB/MT com a MTMamma visa ampliar a divulgação e colaborar com a entidade no trabalho de orientação e assistência às mulheres com câncer de mama. Assim, a MTMamma desenvolveu diversos produtos para serem comercializados e arrecadar fundos como camisetas, chaveiros e outros, que estão sendo comercializados no Shopping Pantanal. A Empresa Ostrish este ano é parceira e uma das patrocinadoras do Outubro Rosa da OAB/MT, conforme explica Ana Lúcia Ricarte.
“A Ostrish desenvolveu produtos de perfumaria e aromatizadores de ambientes e fez constar a logomarca das apoiadoras nos rótulos para a campanha. Os produtos estão sendo vendidos por um preço inferior ao da loja para as advogadas e parte da renda será revertida para a MTmamma. Agradeço imensamente a Diretoria da OAB/MT na pessoa do presidente Maurício Aude, a Caixa de Assistência dos Advogados em nome presidente Leonardo Campos, que não mediram esforços para que esta campanha tivesse esta dimensão. À Escola Superior de Advocacia e a Comissão de Saúde e Saneamento pelo apoio, além da MTmamma pelo segundo ano de parceria”, finalizou Ana Lúcia.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt