Cerca de 80 alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (campus de Rondonópolis) prestigiaram o “OAB/MT vai à Escola” com diversas palestras realizadas por advogados na nesta terça e quarta-feira (1º e 2 de outubro). Para o presidente da Comissão do Jovem Advogado de Rondonópolis, Bruno de Castro, foi uma experiência muito interessante para os advogados da comissão. “Muito bom mesmo. Os alunos participaram de forma efetiva”, pontuou.
|
|
A vice-presidente da OAB/MT e coordenadora do Comitê Gestor do projeto de comemoração dos 80 anos da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira, que também foi palestrante, explicou a iniciativa. “A ideia é movimentar a cidade durante uma semana inteira por conta das atividades do OAB/MT 80 Anos e deixar um legado para a sociedade local. Os projetos deverão ter continuidade e as comissões farão novas palestras nos meses seguintes. Já tivemos a circulação do projeto em Tangará da Serra, Alta Floresta, Várzea Grande, Barra do Garças e em Cuiabá e até o final da gestão passaremos por todas as subseções”, observou.
Terça-feira
|
No primeiro dia participaram cerca de 40 alunos. O vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT, Mário Olímpio Medeiros Neto, tratou da importância do advogado e da OAB para a sociedade e para a Justiça, demonstrando ser uma das profissões mais dignas por atuar na defesa dos cidadãos em seus conflitos sociais e na garantia dos princípios constitucionais.
|
Em seguida, o membro da Comissão do Jovem Advogado da OAB/Rondonópolis, Rafael Ramos, abordou um tema recorrente nas relações familiares: “Alienação Parental”. O advogado explicou o que significa e as consequências legais de quem pratica o ato. Conforme a 12.318/2010, em seu artigo 2º, considera-se alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida por um dos genitores, avós ou quem as tenha sob sua autoridade para que repudie um dos pais ou cause prejuízo ao vínculo com este.
O “Direito Constitucional: Direitos políticos e a importância do voto” foi outro tema de interesse dos alunos, já que muitos poderão votar nas próximas eleições como voto facultativo (acima de 16 e abaixo de 18 anos), ministrada pelo advogado e também membro da Comissão de Rondonópolis, Rafael Soares.
A “Maioridade Penal e seus aspectos práticos à luz do adolescente” foi um dos temas que provocou polêmica cuja explanação foi feita pelo advogado e membro da Cojad/Rondonóplis, Alex Onassis. Muitos estudantes aproveitaram para tirar dúvidas e apresentar seu posicionamento acerca do tema. “Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo pelo interesse dos alunos em participar com comentários e perguntas”, sublinhou o advogado.
Ao final, o presidente da Cojad/Rondonópolis, Bruno de Castro, abordou outro assunto polêmico: “Crimes sexuais e violência no âmbito familiar”, que também levantou muitos questionamentos.
Quarta-feira
Nesta quarta-feira (2) mais 40 alunos do IFMT participaram das palestras. A “Importância do meio ambiente à luz da Constituição Federal” foi apresentada pelo membro da Cojad/Rondonópolis, Alan da Mata.
Um tema de muito interesse dos jovens - “Mídias Sociais” – foi tema da palestra do advogado e membro do Comitê Gestor do Projeto OAB/TM 80 Anos, Mário Olímpio Filho. “É gratificante a troca com a comunidade. Ganham os alunos, ganha a OAB/MT e os advogados”, ressaltou o advogado elogiando a receptividade dos estudantes e professores do IFMT de Rondonópolis.
O advogado e membro da Cojad/Roo, Hígor Mendes, tratou do tema “A cidadania e o Jovem”.
|
Cláudia Aquino abordou “O menor de idade e os direitos trabalhistas”. Para a advogada é uma excelente oportunidade para a Ordem e as subseções interagirem com a comunidade escolar e também com os advogados e advogadas da região.
|
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt