Advogados discutem avanços na Constituição e na advocacia

20/09/2013 14:57 | Sinop
    O advogado Saul Tourinho Leal ressaltou a importância das instituições no desenvolvimento social e político do país em sua palestra “Constituição e Esperança”, ministrada em Sinop durante encontro do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa). Ele falou sobre evolução e ativismo. Também estiveram presentes os conselheiros estaduais Ronimárcio Naves e Alex Tocantins.

Segundo Leal, historicamente, o desenvolvimento traz consigo dilemas morais. O advogado exemplificou o tema, citando a Copa do Mundo. “Diante da construção e reforma de grandes estádios, arenas, sob a promessa de um legado que melhorará a mobilidade urbana, movimentará a economia, o que fazer? qual deverá ser a reação da sociedade diante da determinação da Fifa de que mendigos, prostitutas e outras pessoas que vivem à margem da sociedade sejam retirados do alcance da visão da imprensa internacional como foi feito na África do Sul? Isso é um dilema que vem junto com o desenvolvimento e que precisa ser discutido e avaliado”, destacou o advogado.

Nesse contexto o palestrante ressaltou que o desenvolvimento, para ser benéfico, precisa estar quase sempre amarrado às instituições. “Em alguns países o poder está personalizado e é altamente prejudicial à evolução da sociedade. É necessário criarmos potências públicas para que o poder, nestes casos, seja despersonalizado e as instituições têm papel fundamental nesse processo, por isso é tão importante o trabalho e a presença da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], Ministério Público e tantas outras instituições. Quando uma sociedade fica refém de uma mão apenas, os resultados podem ser catastróficos”, avaliou Leal.

De acordo com o advogado, a própria Constituição coloca as instituições como peças fundamentais para o desenvolvimento social. “A Constituição determina o direito de ir e vir, à educação, saúde, entre tantos outros e potencializa as instituições nesse âmbito. Por exemplo, o Sistema Único de Saúde [SUS] é uma instituição necessária para que o direito à saúde do cidadão seja cumprido. Diante da corrida desenvolvimentista, as instituições assumem cada vez mais importância”, frisou.

A descrença da população nos representantes da política nacional também faz com que as pessoas busquem outras alternativas para provocar mudança. “Há um esvaziamento político no país. Líderes que não assumem opiniões claras, que se esquivam de responsabilidades, que agem com falso engajamento cívico estão levando a população a buscar cada vez mais soluções, apoio e esperança nas potências públicas, ou seja, nas instituições, nas mídias sociais, nos locais nos quais possam falar, serem ouvidos e atendidos”, complementou Leal.

Cesa

Antes da palestra, durante apresentação, o vice-presidente da Seccional do Cesa de Mato Grosso, Kleber Tocantins Matos, destacou a importância da participação dos advogados nos eventos do Centro. “A advocacia precisa acompanhar a evolução. O profissional tem que estar preparado para atender a um novo perfil de cliente e ter sempre fatores que reafirmem seu comprometimento, sua ética e a qualidade do serviço que presta. O Cesa procura sempre levar novas informações e provocar discussões entre a categoria sobre vários assuntos sociais”, afirmou Matos.

Para o presidente da OAB em Sinop, Felipe Guerra, a advocacia sempre esteve presente nas principais discussões e avanços do país e tem que manter e reforçar constantemente essa presença junto à sociedade. “O Cesa desenvolve um trabalho fundamental para a evolução da advocacia. A cada palestra são novas discussões e orientações aos advogados, tanto com relação a assuntos gerais quanto referentes ao nosso cotidiano, assuntos mais internos, mas que de alguma maneira atingem a comunidade, uma vez que se refletem na qualidade dos serviços que prestamos”, informou Guerra.

www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt