PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Homenagem a ex-presidentes marca solenidade em Várzea Grande

07/08/2013 17:07 | OAB/MT 80 Anos
Foto da Notícia: Homenagem a ex-presidentes marca solenidade em Várzea Grande

Foto: Adia Borges - Fotos da Terra

img

    A solenidade em comemoração aos 80 anos da OAB/MT realizada nesta terça-feira (6 de agosto) na Subseção de Várzea Grande foi marcada pela homenagem aos ex-presidentes da entidade daquele município, luta dos advogados em construir a subseção e pelas relevantes conquistas alcançadas ao longo dos tempos. Os ex-presidentes homenageados foram Mohamad Rahim Farhat; Deusdete Pedro de Oliveira; Luiz Augusto Pires Cezário; Braz Paulo Pagotto, Silvio Eugênio Fernandes (presentes ao evento); José Buzelle e Terezinha Jesus da Rosa Milani (ausentes em virtude de compromissos).

    A presidente da OAB/VG, Flávia Petersen Moretti, fez um breve histórico da subseção, ressaltando que o processo de criação da subseção foi discutido durante três anos pelo Conselho Seccional e os relevantes trabalhos desempenhados por cada ex-presidente. “Estamos vivenciando um momento histórico em nossas vidas e, em 27 anos de existência da nossa subseção, imprescindível não lembrar da atuação de cada um dos ex-presidentes, os quais têm muita história a contar, pois construíram vários caminhos para que caminhos pudéssemos ter uma sede própria”, enalteceu.
 
img
    
    A advogada também lembrou do apoio da Seccional na reforma do prédio, da CAA/MT com o projeto de inclusão digital aos advogados e advogadas, e das comissões temáticas da subseção, as quais estão atuando constantemente em prol de uma advocacia mais fortalecida e da sociedade.
 
Homenagem
 
    O primeiro presidente da OAB/VG, Mohamad Farhat, foi o escolhido para falar em nome dos ex-presidentes. “É uma grande satisfação receber essa homenagem, mas ressalto que me sinto homenageado só de estar presente nesse evento em comemoração aos 80 anos da OAB/MT, pois faço parte da classe. Em 1983 começamos o movimento para criar a subseção e toda nossa luta foi benéfica para que pudéssemos chegar onde hoje estamos. Foi graças a importantes pessoas que alcançamos essa vitória, pois estávamos juntos, comungando pelo mesmo objetivo”, resumiu.
 
img
    
    O presidente da OAB/MT, Maurício Aude, agradeceu a vice-presidente da entidade, Cláudia Aquino de Oliveira, que também é coordenadora do comitê gestor do projeto OAB/MT 80 Anos, aos membros das comissões temáticas, a ESA/MT e CAA/MT pelo empenho em concretizar um evento que resgatará toda a história da Ordem até 2015. “Esse projeto passará por todas as 29 subseções da Ordem, resgatará a história de cada uma delas e, ao final da gestão, lançaremos o Instituto Memória da OAB/MT”.
 
img
    Durante seu pronunciamento, Maurício Aude explicou que “a cada ciclo de 10 anos que comemoramos aniversário, é normal fazermos um balanço desse período, olhar para trás, lembrar o que foi feito e nos perguntarmos: valeu a pena o que fizemos? No caso da OAB/MT a resposta é positiva. Valeu a pena. A OAB e a OAB/MT lutou pela redemocratização do país, pelas Diretas Já, por uma constituição cidadã, por movimentos contra a corrupção e melhorias nos serviços públicos. E no que tange às lutas pelos interesses da advocacia, podemos afirmar que o balanço é bastante positivo, já que a OAB/MT é respeitada e ouvida, especialmente porque aqueles que nos antecederam na Seccional e nas Subseções construíram esse caminho”, analisou.
 
    
    De acordo com o presidente da Seccional, devem ser homenageados não somente os ex-presidentes, mas todos os advogados e advogadas que contribuíram para o crescimento da instituição. “São essas pessoas que nos permitem conquistar vitórias atuais como, por exemplo, a revogação do Enunciado 158 do Fonaje, o trancamento de inquérito civil público, o qual teria a finalidade de apurar suposta abusividade de advogados de Sinop e região na cobrança de honorários advocatícios nas causas previdenciárias perante a Justiça Federal daquele município, liminares favoráveis no sentido de não permitir greves de servidores do Poder Judiciário, travar lutas em prol de honorários advocatícios dignos para a profissão e, por fim, conquistar as tão sonhadas férias no final do ano, pois o TRT/MT já baixou portaria suspendendo os prazos processuais de 20 de dezembro de 2013 a 19 de janeiro de 2014 e o TJMT o TRF1 sinalizaram serem a favor da medida, mas ainda discutirão o assunto internamente”, concluiu Maurício Aude.
 
Galeria de ex-presidentes
 
img
    Ainda durante a solenidade houve a afixação do quadro do advogado Silvio Eugênio Fernandes na galeria de fotos dos ex-presidentes, que agradeceu a iniciativa e destacou estar honrado em ter passado pela presidência da OAB/VG. “É um prazer ser homenageado e ter um quadro afixado na galeria da nossa instituição. Ter sido presidente da subseção foi um aprendizado, pois somente quem vive aqui dentro é que conhece de fato o que acontece com a classe advocatícia e a situação em todos os setores dos órgãos públicos”, resumiu.
 
    
Participação
 
    Compuseram a mesa de honra o presidente da OAB/MT, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; a presidente da Subseção de Várzea Grande, Flávia Petersen Moretti; a diretora da CAA/MT, Ana Barchet; e a promotora de justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, representando o Ministério Público Estadual.
 
 
Fotos: Adia Borges - Fotos da Terra
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt
 



Notícias Relacionadas

WhatsApp