OAB discute fidelidade partidária, coligações e financiamento de campanha

26/09/2007 12:50 | Mesa redonda

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso discutirá nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, vários temas relacionados à reforma política, em tramitação no Congresso Nacional. O evento terá a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, que vai expor o projeto apresentado pela entidade aos deputados e senadores. É um dos eventos de maior importância para a vida da nossa Nação e que, por alguma razão, os segmentos públicos têm evitado alertou Elarmim Miranda, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB.

O evento terá também a participação dos advogados Delosmar de Mendonça Júnior, da Paraíba; e, José Eduardo Rangel Alkmin, do Distrito Federal. Delosmar é conselheiro federal da OAB e professor de Direito Constitucional na Universidade Federal da Paraíba. Já Rangel de Alkmin é ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mato Grosso tem uma oportunidade ímpar para estar debatendo um dos mais relevantes assuntos de interesse de todos, que afeta a vida de toda a nação disse Elarmim Miranda, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB.

Segundo Miranda, a reforma política poderá colocar fim a temas como mensalão, sanguessugas e valeriodutos e cooptação. Uma reforma calcada nos interesses mais expressivos da sociedade brasileira poderá permitir a construção de um país mais voltado à soberania, aos interesses sociais e muito mais solidário. O cidadão precisa saber que mensalão, sanguessugas, a corrupção, a compra de votos, enfim, tudo tem um preço, que é um país mais pobre, mais miserável, uma saúde pública prejudicada, o ensino público de baixa qualidade e menos oportunidade destacou.

A programação do Fórum de Direito Eleitoral prevê para o dia 26 a abertura com o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto, que vai falar sobre a proposta da OAB e manifestará o posicionamento da entidade sobre a reforma que vem sendo discutida e aprovada pelo Congresso.