Wilson Santos diz que reforma é fundamental para mudar quadro de desconfianças

27/09/2007 20:40 | Reforma política

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, se encontrou nesta quinta-feira com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Raimundo Cezar Britto. Durante almoço, os dois trocaram várias impressões sobre a reforma política. Santos garantiu seu apoio às propostas da OAB, que estão no Senado Federal e se colocou à disposição para levar adiante as discussões ?dentro daquilo que a Prefeitura pode fazer. Santos disse que a reforma política é fundamental para mudar o atual quadro que se instalou no País, de desconfiança da classe política.

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) mostra que apenas 11% dos brasileiros confiam nos políticos e 16% nos partidos políticos. O estudo também apresenta que 85% acreditam que a corrupção pode ser combatida e 94,3% acham que um político processado na Justiça não deveria poder concorrer às eleições. Os entrevistados também consideram importante a Reforma Política: 95,4% são favoráveis, embora a pesquisa não tenha feito perguntas específicas sobre que mudanças que deveriam ser feitas na legislação.

A pesquisa mostra que entre os políticos, o nível local de decisões tem mais credibilidade do que a esfera nacional: 18,9% dos entrevistados disseram confiar na Câmara dos Vereadores, enquanto o Senado Federal tem a confiança de 14,6%, e 12,5% confiam na Câmara dos Deputados.

A pesquisa mostra ainda que 79,8% discordam do foro privilegiado para pessoas que ocupam cargos públicos, como previsto atualmente na lei brasileira. Os dados serão divulgados oficialmente durante uma audiência pública na Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados, ainda hoje.