UFMT comemora meio século de ensino jurídico

02/10/2007 09:31 | Comemoração

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, participou na última segunda-feira (1°), da sessão solene oferecida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Mato Grosso, primeiro curso superior do Estado.

O curso de Direito da UFMT representa um marco na história da advocacia mato-grossense e da sociedade. É uma instituição séria, compromissada com a qualidade de ensino, disse Faiad. A UFMT é a única Faculdade de Direito de Mato Grosso,  que possui o selo OAB Recomenda.

Para comemorar o jubileu de ouro, muitos eventos já foram realizados e outros  estão programados. Para o próximo dia 8, haverá palestra do ministro da Justiça, Tarso Genro, que vai falar sobre: Ensino Jurídico no Brasil: Qualidade versus Quantidade. O evento está agendado para às 18h, no Teatro da UFMT com apresentação da Orquestra Sinfônica e Coral da Faculdade.  No dia 9 de outubro,  às 9h, acontece a cerimônia de inauguração do prédio da Faculdade de Direito, em frente a Biblioteca.

A UFMT foi fundada em 1934 por um grupo de bacharéis, sob a orientação jurídica do jurista cuiabano Palmiro Pimenta. Depois foi encampada pelo Poder Público e extinta em 1939. Em 1952, foi reativada. Contudo, teve suas atividades provisoriamente suspensas em 1955.

Depois de superar um período de dificuldades, foi reaberta em 05 de setembro de 1956 quando foi nomeado diretor da Faculdade de Direito de Cuiabá, o professor Alcedino Pedroso da Silva. Em 1957 reiniciam-se as aulas, com 83 alunos matriculados. A primeira turma graduou-se em 22 de dezembro de 1961. A federalização veio em 30 de janeiro de 1961.