OAB recebe visita dos acadêmicos da UniRondon

11/10/2007 12:14 | Visitantes

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso  recebeu na manhã desta quinta-feira (11), a visita dos acadêmicos do terceiro ano do curso de Direito do Centro Universitário Cândido Rondom. O Secretário Geral Adjunto da OAB/MT e Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Daniel Paulo de Maia Teixeira, recebeu os acadêmicos para um bate papo sobre a dinâmica da Ordem e os encaminhamentos da entidade sobre o ensino jurídico. Essa iniciativa do professor em trazer o aluno para dentro da Ordem demonstra que a Instituição tem interesse em desenvolver um trabalho sério, disse.

Os 30 acadêmicos puderam interagir com o Secretário e ouviram atentamente sobre o funcionamento e estrutura da Ordem. Daniel Teixeira falou sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados, abordou a sistemática da Escola Superior de Advocacia, sobre o Tribunal de Defesa de Prerrogativas e sobre o Tribunal de Ética e Disciplina. A Ordem só é forte porque possuiu esses serviços à disposição dos advogados e estagiários.

A preocupação da OAB com o Centro Universitário Cândido Rondon é que ele está lista do Ministério da Educação (MEC) por oferecer cursos de baixo desempenho. A Instituição obteve nota 2 no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Desempenhos semelhantes tiveram as Faculdades Integradas de Tangará da Serra e as Faculdades Integradas de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino. Essa é uma realidade que nos preocupa, disse Daniel.

Para reverter esse quadro, o secretário conclamou os acadêmicos para interagir com o Movimento Ensinar Direito (MED), cuja finalidade é trazer para dentro da Ordem os problemas que refletem no baixo desempenho no Exame de Ordem. Se a Faculdade propõe a ter 500, 600 alunos ela deve oferecer ensino de qualidade para esse montante, frisou.

Para a professora de Ética Profissional, Rose Velasco, que esteve acompanhando os acadêmicos de Direito da UniRondom, esse contanto é importante. A OAB será a futura casa desses jovens e conhecer sua dinâmica foi fundamental.