Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT
O presidente da OAB/MT, Maurício Aude, e o presidente da Comissão de Direito Eletrônico, Eduardo Manzeppi, se reuniram na tarde desta quarta-feira (10 de julho) com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, para apresentar sugestões acerca do Processo Judicial Eletrônico. |
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Os advogados apresentaram dificuldades relatadas por colegas relacionados à utilização da ferramenta e sugeriram alterações de procedimentos e divulgação que podem melhorar o atendimento e minimizar problemas. Um dos principais pedidos refere-se a um canal de comunicação entre a OAB/MT e o Tribunal de Justiça para, quando houver inconsistências no sistema, seja informado imediatamente aos advogados por meio dos portais eletrônicos das duas instituições.
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“Também requeremos que seja disponibilizado telefone de contato para que o advogado faça seu registro inconsistência, erro ou falha do Sistema Projudi, mediante abertura de chamado junto ao TJMT, para que este realize a manutenção, se for o caso, ou então, remeta a OAB/MT para que trate com o usuário de for problema de uso do sistema a ser solucionado pelo atendente da instituição de classe”, ressaltaram. |
Maurício Aude também relatou que a Seccional já está treinando dois técnicos para dar suporte aos advogados e realizará cursos voltados para a inclusão digital dos profissionais que não têm conhecimento de informática. “O Manzeppi participou de um curso de multiplicadores no Conselho Federal e em breve faremos as oficinas”, observou.
O desembargador corregedor apresentou as iniciativas que vêm sendo tomadas para a melhoria dos trabalhos nos Juizados Especiais e disse ser possível atender aos pedidos, pedindo colaboração da Ordem, inclusive para a melhoria do manual do Projudi. Também participaram da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria Mário Kono e Serly Marcondes, além de técnicos dos departamentos responsáveis pela ferramenta. Eles sugeriram que fossem enviados os pedidos também à Presidência do TJMT já que a Fábrica do Projudi é ligada a ela.
Entre as outras sugestões apresentadas pela OAB/MT estão:
1 – Que seja definido o fluxo de trabalho contendo o que compete ao atendimento pela OAB/MT e o suporte de responsabilidade do TJ/MT, tal como:
OABMT: Atendimento ao advogado e estagiário para cadastrar partes, distribuir iniciais, protocolar petições, juntar documentos, consultar processo, imprimir extratos, dentre outros procedimentos internos do sistema relativos ao peticionamento.
TJMT: Suporte técnico ao usuário, seja, advogado, estagiário ou parte, no sistema desde as dificuldades de acesso por login e senha ou certificado, configuração de equipamento e navegador, inconsistência e indisponibilidade por qualquer problema de aplicativo, dentre outros, todos os erros ou falhas que impossibilitem o acesso, peticionamento e protocolo, e, ainda, disponibilizar informações em sitio sobre paralisação, atualização ou certificação.
2 – Que no painel de informações do Sistema Projudi constantes do site do TJ/MT, qual seja, www.tjmt.jus.br, conste a informação de telefones de contato de ambas as instituições, cada uma com seu telefone, que atualmente não existe nenhum para contato, simplesmente informam que deve ser procurada a OAB/MT.
3 – Que conste do site do TJ/MT o resumo dos procedimentos para cadastro do advogado no Sistema Projudi através de ícone com o link para o endereço abaixo: http://projudi.tjmt.jus.br/projudi/informacoesExtras/manuais/manualNovoAdvogado.jsp.
4 – Que disponibilize para download o formulário de cadastro com instruções de preenchimento e encaminhamento ao órgão responsável na página principal do Projudi.
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