ESA fecha 2008 com mais de 5 mil inscritos em cursos em Mato Grosso

14/12/2007 17:50 | ESA/MT

A Escola Superior de Advocacia encerrou o primeiro ano da atual gestão com um total de 5.015 participantes nos mais diversos cursos promovidos em Cuiabá e também nas cidades do interior de Mato Grosso. Superamos a casa dos 5 mil participantes, o que representa uma marca significativa para este primeiro ano da atual gestão Seccional explicou a diretora-executiva da ESA, Luciana Serafim, ao ressaltar que o compromisso com o conhecimento, lema principal da escola, foi ratificado este ano.

Dos 5.015 inscritos até 12 de dezembro, 1.401 são do interior e 3.614 da Capital. A ESA registrou 1.382 acadêmicos de Direito em seus cursos e palestras. Contudo explicou Luciana  tivemos uma clientela de 2.755 inscritos em eventos que não havia a necessidade de informar se se tratavam de estagiário, advogado ou de algum outros segmento profissional. Nesse grupo, 2.340 são de Cuiabá e 430 de inscritos em cidades do interior de Mato Grosso.

Ao todo foram realizados 50 cursos e palestras este ano 30% a mais que nos três anos anteriores. Os eventos envolveram os mais diferentes ramos do Direito. Entre outros, Luciana Serafim citou a reforma as alterações relacionadas a Execução de Título Extrajudicial e Cumprimento de Sentença a partir da Reforma do Código de Processo Penal, o Direito do Consumidor no Seguro e Plano de Saúde, a Nova Lei de Tráfico de Entorpecentes, Recursos Penais, Gestão e Organização de Escritório, Advocacia Ambiental, Direitos Fundamentais e Sociais da Mulher, Relação de Consumo, Ética e Prerrogativa, Sistemática Processual Civil, Previdenciário, entre outros.

Luciana Serafim destacou que a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso realizou, através da Escola Superior, o primeiro curso de pós-graduação nas áreas de Direito Administrativo e Administração Pública em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Abrimos um grande caminho que vamos continuar em 2008 disse. A ESA está fechando várias parcerias com universidades, como a Mackenzie, Instituto de Estudos Previdenciários e Cândido Mendes, de forma a permitir que mais acadêmicos e, principalmente, advogados tenham oportunidades de avançarem na atualização e também no conhecimento.

Os cursos promovidos pela Escola Superior em 2007 tiveram a participação de renomados mestres do Direito. Um deles foi Antônio Carlos Marcato, que veio a Cuiabá falar sobre Análise Crítica das Últimas Reformas da Lei do Processo Civil; Hélio Saul, do Rio Grande do Sul; Fábio Lopes Vilela Berbel, do Paraná; Denise Passelo Valente, de São Paulo; Katiucia Garcia, de Cuiabá; Antônio José Carvalho da Silva Filho, Rosana Chiavassa, de São Paulo, entre outros. Tempos um agradecimento muito especial a todos aos advogados e professores de Cuiabá, que procuraram de todas as formas dar uma parcela de contribuição para a melhoria do conhecimento destacou Luciana.

Outro ponto destacado pela diretora executiva da ESA como de vital importância para ampliação do conhecimento e melhoria da qualificação profissional foi o trabalho realizado no interior. Dos 50 cursos realizados, 32 ocorreram no interior do Estado. Algumas cidades como Nova Mutum, Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra chegaram a ter mais de um curso/palestra este ano. A idéia, segundo a advogada, é ampliar ainda mais a interiorização dos cursos, inclusive com a disponibilização do sistema de vídeo-conferências.

Para 2008 já estão definidas alguns cursos. Entre eles, o de Gestão e Organização de Escritório, considerado um dos grandes sucessos de 2008, reforma do CPC, NovoCódigo Ambiental, Curso de Processo Penal, Curso Eleitoral Partidário, Leis de Software, Direito e Cálculo Previdenciário, Internet e Direito, Contratos Bancários e Direito Imobiliário.