Advocacia pública inicia greve e destaca nota de apoio da OAB

17/01/2008 21:22 | Manifestação pública

Cerca de 400 advogados públicos federais advogados da União, procuradores federais, procuradores do Banco Central e procuradores da Fazenda Nacional além de defensores públicos da União, concentraram-se hoje (17), a partir de 11h30, em frente ao Palácio do Planalto, portando faixas e cartazes para deflagrar a greve geral dessas carreiras em todo o País. No ato, foi lida nota de apoio ao movimento emitida pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto publicada hoje neste site, às 09h35 -, na qual ele cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o cumprimento do acordo remuneratório com as carreiras jurídicas da União.

A manifestação pública é pelo não cumprimento do acordo, firmado em 01 de novembro de 2007 entre uma representação governamental Advocacia Geral da União e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - e os dirigentes das entidades de classe da área jurídica da União. O primeiro dia de greve em Brasília iniciou-se com uma concentração dos advogados e defensores públicos federais junto ao Ministério do Planejamento.

Na nota de apoio à luta da advocacia pública, o presidente nacional da OAB solicita ao presidente da Reepública "urgente atenção para que seja reconhecida a necessidade de cumprimento imediato dos acordos firmados e, desta forma, restaurada a credibilidade das negociações havidas.