Ordem vai avaliar envolvimento de profissionais com falso advogado

22/02/2008 12:13 | Processos administrativos

O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade de Rondonópolis, Duílio Piato Júnior encaminhou ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Mato Grosso o processo administrativo contra os advogados Paulo Ricardo Passinato de Amorim e Tatiane Pereira de Barros. Segundo ele, falso advogado Ângelo Bernardino de Mendonça Júnior, preso esta semana,  estaria agenciando ações para eles. Todos terão direito a se defender adequadamente disse o presidente do TED, Luís Ferreira.

O falso advogado foi detido dentro da Cadeia Pública de Rondonópolis, quando estaria atendendo um cliente. A voz de prisão foi dada por volta das 18 horas, pelo diretor interino do local, Gilberto Luís Inácio, sob as acusações de exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica e estelionato. Ângelo foi ouvido pela Polícia Federal, já que, como a OAB equipara-se a uma autarquia federal, cabe à PF conduzir o caso. Depois de ser ouvido, o falso advogado foi encaminhado à Cadeia Pública, onde ficou preso em uma cela comum.

Para justificar a ausência da carteira da OAB, Ângelo usava o Boletim de Ocorrência número 220/2008, registrado em Pimenta Bueno (RO), em 22 de janeiro deste ano. No documento, Ângelo alegava que tinha sido furtada sua carteira da OAB número 8485 MT. Este documento pertence, na verdade, ao advogado Paulo Ricardo Passinato de Amorim, que confirmou que Ângelo trabalhava com ele como estagiário.