Ordem entrega certificado de recomendação a curso de Direito da UFMT

27/03/2008 14:41 | Entrega de certificados

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, fará nesta quinta-feira, às 19 horas, entrega do certificado “OAB Recomenda” à diretoria da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A solenidade será no Teatro da UFMT, ocasião em que acontece a colação de grau da última turma de bacharéis em Direito. O certificação “OAB Recomenda” é auferido pelo Conselho Federal da OAB, através da Comissão de Ensino Jurídico. Esta é a terceira vez que a Faculdade de Direito da UFMT recebe o selo.

A UFMT é a única instituição de ensino superior de Mato Grosso a conseguir os índices que visa reconhecer os melhores cursos jurídicos do País segundo a performance de seus alunos nas avaliações do Exame Nacional de Cursos, o Provão, e do Exame de Ordem. Segundo Faiad, essa avaliação é representativa, já que a Faculdade de Direito está inserida entre os 60 cursos, de um total de 215 avaliados,  que obtiveram o selo de qualidade.

Segundo a metodologia utilizada, foram objeto de análise os cursos em funcionamento há pelo menos nove anos, ou seja, a partir de 1995. A relação dos cursos recomendados não constitui um ranking de escolas ou cursos, mas apenas uma indicação daqueles que, no estágio atual, foram considerados merecedores do selo de qualidade pela regularidade de desempenho, observada ao longo de certo período.

A Faculdade de Direito de Cuiabá é considerada alicerce da criação da Universidade Federal de Mato Grosso, já que foi o primeiro estabelecimento de ensino superior do Estado de Mato Grosso. Foi fundada, inicialmente, por um grupo de bacharéis, sob a orientação jurídica do jurista cuiabano Palmiro Pimenta, em 1934. Após, foi encampada pelo Poder Público e extinta em 1939. Renasceu em 1952, através da Lei nº 486 de 09 de setembro. Contudo, teve suas atividades provisoriamente suspensas, por força do Decreto nº 2.248, de 07 de novembro de 1955. A aculdade possui hoje 400 alunos aproximadamente, distribuídos em dois cursos de graduação, um matutino e outro noturno.