Jovens advogados aprovam redução da "clausula de barreiras" na OAB

27/03/2008 17:43 | Atuação

A Comissão do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso aprovou, por unanimidade, o parecer sugerindo a redução do prazo de cinco para três anos para que profissionais inscritos na entidade possam ter direito de ser incluído na composição sucessória dos Conselhos Seccionais. O parecer foi encaminhado ao relator do assunto junto ao Conselho Seccional da OAB no Estado, José Patrocínio de Brito Júnior, e deverá ser votado nesta sexta-feira, dia 28. “Esperamos que os jovens advogados possam participar dessa sessão, ajudando a Comissão na defesa dessa proposta” – disse Geandre Bucair, presidente da Comissão do Jovem Advogado

“A advocacia iniciante está cada vez mais profissionalizada e segura de seus objjetivos, no sentido de buscar um maior engajamento nas ações políticas da OAB, influindo nos rumos da instituição" – disse Bucair. Na votação da matéria, na reunião do Conselho Seccional nesta sexta-feira, Bucair deverá fazer sustentação oral da proposta perante os demais conselheiros. “Será um dia marcante na OAB, um momento histórico, porque estaremos virando uma página da história” – ele salientou.

Para o advogado Antônio Carvalho Filho, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, “a redução de cinco para três anos da chamada “cláusula de barreira” da advocacia, significa uma largada para uma nova era, principalmente com iniciativas para valorizar a atuação do jovem advogado e possibilitar condições para que ele se integre facilmente à esfera do Direito, bem como tenha voz ativa, pois representa a constante renovação da advocacia”

Em seu parecer, o advogado Ronaldo Coelho Damin destacou que a eliminação da “cláusula de barreira” não significa que uma leva de advogados iniciantes se aventurará no processo eleitoral dos quadros diretivos da Ordem. “Porém – ele frisou - os advogados iniciantes exigem tratamento igualitário e somente a existência da possibilidade de compor a chapa já é uma grande vitória. Repito, cabe a cada um avaliar sua capacidade e cabe aos que votarão decidir se o candidato é apto ou não”.