MCCE prepara "pacote" de denúncias eleitorais e lança campanha

14/04/2008 18:12 | Apresentação

O Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral em Mato Grosso está preparando um “pacote” de denúncias eleitorais que será apresentado na Justiça Eleitoral e também em forma de representação ao Ministério Público do Estado. A apresentação será feita no próximo dia 24, quinta-feira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, integrante do movimento. Nesta segunda-feira, o coordenador do MCCE, Antonio Cavalcanti Filho, o “Ceará”,  reuniu-se com o presidente da Ordem, Francisco Faiad, para discutir o cronograma de atividades do movimento. A começar da apresentação das denúncias.

“São de denúncias de impacto, que vão merecer toda a atenção por parte das autoridades” – disse o coordenador do MCCE, ao relatar as investigações e acompanhamentos que o movimento vem realizando no sentido de garantir transparência, equilíbrio e moralidade para as eleições que se aproximam. “São fatos que dão a exata dimensão da forma como a classe política vem agindo. Esperamos que a partir dessas denúncias, a sociedade seja devidamente alertada e passe a ajudar na fiscalização contra esse tipo de situação” – frisou "Ceará".

Além da apresentação da denúncia, o MCCE vai lançar a campanha em favor do novo projeto de lei de iniciativa popular, que visa impedir a candidatura de pessoas com antecedentes criminais e também de ocupantes de cargos eletivos que renunciam ao mandato para escapar de punições legais. “Nossa meta é conseguir mais de 1 milhão e 200 mil assinaturas. Isso só será possível com um grande engajamento da sociedade” – disse Cavalcanti Filho.

O presidente da OAB prometeu engajamento da entidade nessa busca “por entender que se trata de um anseio popular”. Faiad lembrou que não são poucos os que se engajam na vida política apenas para tentar ganhar imunidade e foro privilegiados para conseguir se livrar de ações penais. Segundo ele, a grande maioria daqueles que são denunciados judicialmente é a mesma que procura vencer as eleições a custa da  compra de votos.

Também no dia 24,  o MCCE fará o lançamento do site em que vai abrigar informações e notícias que vão ajudar a alavancar as campanhas pela moralização do voto. “É um instrumento eficiente e do qual esperamos contar com o apoio e respaldo popular” – afirmou “Ceará”.