PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Advogados abrem Semana de Prevenção a doenças do coração

18/04/2008 11:19 | Evento

    A Caixa dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT) e a Fundação do Coração (Funcor/MT) firmaram parceria para abrirem a Semana ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Uma caminhada de advogados e outros profissionais liberais marca o evento, que acontece amanhã (19), no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. No período das 7h às 10h os profissionais liberais e as pessoas que estiverem no Parque estarão participando de atividades direcionadas à saúde do coração.

    As atividades de aferição da pressão e orientações de prevenção vão até o dia 26, quando diversas instituições de saúde lembram a sociedade mato-grossense sobre o ato de conscientização de bons hábitos de vida.

    A Funcor/MT tem 25 anos de atuação no Estado e está ligada à Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por outro lado, a CAAMT, com 26 anos, atua em defesa da saúde dos advogados por meio de clínica de saúde própria e diversos convênios com hospitais de Cuiabá e interior.

    “A idéia é conscientizar e promover mudanças nos hábitos de vida de todos”, disse o diretor da Funcor/MT e médico cardiologista Cláudio Eduardo Sousa Lima. De acordo com ele, iniciativa neste sentido já ocorreu no dia 10 do mês passado, quando a fundação chamou atenção para o sedentarismo das pessoas.

    Ainda na avaliação do cardiologista, a prevenção primária orienta para a redução do índice de mortalidade e a morbidade da doença referente à hipertensão arterial. Segundo Cláudio Eduardo, a prevenção evita seqüelas graves no caso de acidentes vascular cerebral (derrame), insuficiência coronariana (infarto/angina), insuficiência cardíaca (coração inchado) insuficiência renal (paralisação dos rins), cegueira e a impotência sexual.

    “A prevenção reduz a invalidez das pessoas quando acometidas dessas doenças. Caso elas consigam o controle evitam a evolução de invalidez. Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida.”, avalia o médico.


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp