Novos advogados dizem que Brasil está mergulhado em crise

29/04/2008 18:02 | Evento

"O pais está mergulhado numa profunda crise moral. Escândalos, mentiras, falsas versões, conlúio entre o poder público e os interesses privados, cooptação  ilícita de parlamentares, negociatas, interferência externa na soberania nacional, por todos os lados –  essa é a triste realidade da República Federativa do Brasil". As duras afirmações foram feitas pelo advogado Irajá  Rezende de Lacerda na solenidade realizada  pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso para entrega de cerca de 100 certidões a advogados aprovados nos últimos Exames de Ordem. O evento foi presidido pela secretária-geral da OAB, Luciana Serafim.

Falando em nome dos advogados, Irajá foi mais além: "A mediocridade campeia. A torpeza se expande pelos espaços públicos, corroendo a imagem das instituições brasileiras. A banalização do crime e das denúncias e de acusações já não causa tanto impacto na sociedade. A Pátria, de tanto ver parcela de sua representação política mergulhada em escândalos, no poço da indecência, operando práticas ilícitas, vai afastando as esperanças dos fins coletivos" - disse.

Com as certidões, os novos profissionais do Direito estão credenciados a exercer a profissão em toda a plenitude, pois o documento já tem inclusive o número de suas carteiras que estão sendo impressas na Casa da Moeda do Brasil para evitar falsificações.
O orador lembrou que  “o exercício da advocacia  é o mecanismo de oxigenação dos pulmões da Justiça, na medida em que a participação integrada de advogados, membros do Ministério Público, do Poder Judiciário  e das Polícias consiste em desenvolver uma visão diferenciada  de harmonia social e em agregar preparo, experiência  e solidez, frutos do convívio direto desta categoria de operadores do direito, os advogados, com os cidadãos dos mais diferentes estratos sociais.”

Com o auditório da OAB lotado por familiares e amigos dos novos advogados, a solenidade de entrega das certidões e do Juramento do Advogado, presidida pela secretária geral da instituição, Luciana Serafim, foi marcada por momentos  emocionantes. Como a entrega de certidões feitas por filhos para os pais e vice-versa. Uma mãe, advogada, não conseguiu disfarçar a emoção ao entregar ao filho, agora seu colega de profissão, a certidão que o torna um profissional do direito.

A convite do presidente Francisco Faiad, o veterano advogado Clóvis de Melo falou em nome da OAB, dando as boas-vindas aos novos operadores do direito  de Mato Grosso. Clóvis de Melo ressaltou a importância do papel do advogado, pois serve de paradigma entre a sociedade e o Judiciário. O presidente Faiad estava participando de uma importante reunião do Conselho Federal da OAB e não teve como prestigiar a solenidade.