Câmara de Cuiabá protocola na OAB resultado de auditoria sobre licitações

15/05/2008 17:44 | Licitações

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce de Arruda (PMDB), protocolou na Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso resultado da auditoria contratada para apurar possíveis irregularidades na gestão administrativa e financeira. O documento, motivo de muita polêmica, será analisado pela diretoria da Ordem, em conjunto com o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE). “A questão envolvendo essa auditoria é complexa e merece uma análise profunda” – disse o presidente da OAB, Francisco Faiad. A auditoria foi realizada pela empresa AP Auditores e Consultores Ltda., com sede em Cuiabá.

A cópia da auditoria foi solicitada por Faiad depois da intensa disputa entre a direção do Legislativo e o MCCE, que conseguiu na Justiça liminar, assegurando a divulgação dos resultados. No começo da semana, Faiad esteve na Câmara Municipal para conversar com o presidente do Legislativo sobre o assunto. A auditoria foi realizada no ano passado, depois de inúmeras denúncias envolvendo a malversação de dinheiro público. Entre eventuais irregularidades, apontou-se falhas em diversos processos licitatórios e indícios de fraudes em pagamentos.

Ao encaminhar o documento, o vereador Lutero disse que foram adotadas todas as medidas cabíveis relativas às denúncias, com devida ciência à todas as autoridades competentes, citando o Ministério Público, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Delegacia Fazendária e o Tribunal de Contas. Em novembro, segundo Lutero, todos os vereadores também receberam cópia da auditoria.

O trabalho, assinado pelo contador Átila Pedroso de Jesus, refere-se aos processos licitatórios, de pagamentos e controle do almoxarifado, levantados no ano de 2006. O documento contém avaliações sobre anomalias levantadas dentro do Legislativo Municipal. A auditoria apontou ainda possíveis riscos existentes nas contas da Câmara.